Fernando Said foi nomeado como o novo presidente da federação PSDB/Cidadania em Teresina. A designação, feita nesta sexta-feira (12) pelo presidente nacional do colegiado, Marconi Perillo, foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Essa decisão veio dois dias após Jorge Lopes ser removido da liderança municipal da federação.
Após a confirmação de sua nomeação, Fernando Said divulgou o edital de convocação para a convenção da federação PSDB/Cidadania, marcada para o dia 20 de julho, na Arena do Teresina Shopping, em conjunto com outros partidos que apoiam a candidatura de Fábio Novo.
O edital inclui como pautas principais a escolha dos candidatos da federação PSDB/Cidadania para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores nas eleições municipais de 2024; a deliberação sobre possíveis coligações com outros partidos; o sorteio dos números dos candidatos a vereador; e a escolha do representante e delegados da federação, além de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.
Essa decisão encerra o conflito interno do PSDB em Teresina, que estava dividido entre apoiar Fábio Novo ou lançar uma candidatura própria. No início da semana, o presidente do Cidadania, Mário Rogério, já havia declarado apoio a Fábio Novo após se reunir com ele.
Com essa articulação, Fábio Novo pode conseguir o apoio de mais uma chapa de pré-candidatos a vereador, uma vez que a federação PSDB/Cidadania possui uma chapa proporcional já organizada.