O pré-candidato a prefeito de São Raimundo Nonato, Isaías Neto (PT), que conta com o apoio da prefeita atual, Carmelita Castro, foi alvo de ataques homofóbicos na tarde desta quarta-feira, 03 de julho, enquanto concedia uma entrevista na rádio local, Serra da Capivara, sobre temas políticos.
A entrevista, transmitida também pelo YouTube, contava com a participação popular, quando um internauta aproveitou o espaço para fazer comentários homofóbicos, referindo-se a Isaías como "gay". Os ataques rapidamente desviaram dos assuntos políticos para questões pessoais de forma explícita.
Além disso, os internautas continuaram com os ataques pessoais, questionando o pré-candidato sobre "onde estaria a sua esposa?".
CRIME INAFIANÇÁVEL
Homofobia, que vem do pseudoprefixo "homo" (homossexual) e do grego "phobos" (medo, aversão irreprimível), é caracterizada por atitudes e sentimentos negativos, discriminatórios ou preconceituosos em relação às pessoas LGBTQIA+.
Vale lembrar que a homofobia é crime, conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. O Supremo Tribunal Federal determinou que atos de homofobia e transfobia sejam enquadrados como crime de injúria racial. Na prática, quem comete tais atos não tem direito a fiança e pode responder judicialmente por tempo indeterminado.