A partir da próxima segunda-feira (2), as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação de estações de 5G em 194 municípios brasileiros, sendo 52 deles localizados no Piauí.
A confirmação desse avanço ocorreu nesta terça-feira (27), após uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com essa nova autorização, todos os municípios do Piauí estão habilitados para receber o sinal 5G. No entanto, é importante destacar que a liberação da faixa não garante a instalação imediata das redes de 5G nas áreas mencionadas, pois isso depende do planejamento específico de cada operadora.
disponíveis no site da Anatel.
Para facilitar o monitoramento por parte da sociedade, o Gaispi criou um painel de dados que apresenta informações sobre os municípios já habilitados para a faixa de 3,5 GHz, bem como o planejamento das próximas liberações. Os detalhes sobre os municípios, bairros e o número de estações licenciadas para o 5G, além dos dispositivos móveis certificados para essa tecnologia, podem ser consultados nos dashboardsLista dos 52 municípios com sinal liberado
- Amarante
- Avelino Lopes
- Barras
- Batalha
- Bertolínia
- Bom Jesus
- Brasileira
- Campo Maior
- Canto do Buriti
- Capitão de Campos
- Castelo do Piauí
- Corrente
- Cristino Castro
- Elesbão Veloso
- Esperantina
- Flores do Piauí
- Floriano
- Fronteiras
- Gilbués
- Guadalupe
- Guaribas
- Inhuma
- Ipiranga do Piauí
- Itainópolis
- Itaueira
- Jaicós
- Joaquim Pires
- Luzilândia
- Manoel Emídio
- Matias Olímpio
- Miguel Alves
- Oeiras
- Palmeirais
- Paulistana
- Pedro II
- Picos
- Pio IX
- Piracuruca
- Piripiri
- Porto
- Regeneração
- Santa Filomena
- São João da Serra
- São João do Piauí
- São Miguel do Tapuio
- São Raimundo Nonato
- Sigefredo Pacheco
- Simões
- Simplício Mendes
- Uruçuí
- Valença do Piauí
- Várzea Grande