Teresina é líder entre as capitais na geração de energia solar no Nordeste

A cidade piauiense se sobressai com um expressivo número de mais de 23.500 sistemas de energia solar conectados, alcançando uma potência superior a 234 mil kW.

Teresina se destaca como a líder na produção de energia solar entre as capitais do Nordeste, conforme apontam as estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cidade piauiense se sobressai com um expressivo número de mais de 23.500 sistemas de energia solar conectados, alcançando uma potência superior a 234 mil kW. Notavelmente, mais de 31 mil unidades consumidoras em Teresina beneficiam-se dos créditos provenientes da energia fotovoltaica, sendo que 90% destas são residências, abrangendo mais de 28 mil famílias que colhem os benefícios da autossuficiência energética.

Mário Viana, Diretor Comercial e de Marketing da Sou Energy, a principal fabricante de geradores fotovoltaicos do Norte e Nordeste, atribui o crescimento na adoção da energia solar à busca dos consumidores por maior independência, conforto e qualidade de vida.

Leia Mais

“Com a energia solar, o consumidor pode aumentar o conforto em casa e melhorar a qualidade de vida da família. Quem gera a sua própria energia pode, por exemplo, usufruir de aparelhos de ar condicionado em todos os cômodos, chuveiro elétrico e máquinas de lavar e secar sem se preocupar com a conta de luz. Além disso, quem gera a própria energia pode também deixar de gastar com gás de cozinha, passando a cozinhar com o fogão de indução elétrico. Para quem já tem ou está pensando em adquirir um carro elétrico, gerar a sua própria energia também significa autonomia por poder gerar o combustível que abastece o seu carro”, afirma.

A acessibilidade financeira dos equipamentos de energia solar também tem sido um fator determinante para este aumento. Viana destaca a significativa redução nos preços, tornando a tecnologia solar viável economicamente para diversas faixas de renda. Ele exemplifica a mudança de cenário ao comparar os custos de um kit solar capaz de economizar uma conta de luz de aproximadamente R$430: se em 2017 o valor equivalia ao de um carro popular, hoje está mais próximo ao de uma motocicleta de 125 cilindradas.

Teresina se destaca no cenário nacional (Foto: José Cruz/Agência Brasil)No contexto regional do Nordeste, Teresina é seguida por Fortaleza, que ocupa o segundo lugar com uma potência instalada de 215.909,45 kW e uma produção de 21.247 MWh de energia distribuída. Natal figura em terceiro, com 116.836,59 kW de potência instalada e uma geração de 12.373 MWh de energia distribuída, reforçando a liderança de Teresina na vanguarda da geração de energia solar na região

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES