Secretário de Meio Ambiente na gestão Dr Pessoa, o vereador licenciado Luís André, em breve conversa com a coluna explicitou o otimismo de que o União Brasil, partido ao qual é filiado, irá continuar na base do Palácio da Cidade em 2024, apoiando-o na reeleição.
ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, é vice-líder estadual do UB, outra voz contrária a qualquer aliança com o atual gestor municipal.
Luís André encampa a luta pelo apoio à Dr Pessoa junto ao líder do Diretório Municipal do UB, Ronney Lustosa, que também é o secretário de administração da capital piauiense. Já em âmbito estadual, o presidente do Diretório, Marcos Elvas, dá como certa a parceria com o Progressistas em Teresina, em oposição ao prefeito Dr Pessoa (Republicanos). O“Chances reais. 2024, União Brasil junto com o prefeito Dr Pessoa”, cravou Luís André.
O secretário ainda pontua que acredita numa tomada de decisão em meados de dezembro, quando se verá de fato qual grupo prevalecerá no União Brasil no Piauí.
Para defender a aliança com Dr Pessoa, o grupo de Luís André e Ronney Lustosa têm apostado nos números da eleição do ano passado, em que o desempenho do União foi bem aquém do esperado, sem conseguir eleger deputados no Piauí, mesmo com um fundo robusto e tempo de tv/rádio. Outro argumento é a própria configuração do pleito do próximo ano, na visão de aliados do prefeito, o UB teria um protagonismo maior do lado do Palácio da Cidade com uma maior possibilidade de fazer uma bancada numerosa e de indicar o vice na chapa majoritária.
Enfim, o tempo responderá qual “tese” será vitoriosa ...
Clima nos Diretórios Estaduais do PP e UB é dos melhores
O clima entre o União Brasil e o Progressistas no Piauí é dos melhores, o indicativo foi explicitado recentente após reunião de Marcos Elvas (presidente do UB no Estado) e o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas). A costura em prol de uma aliança passa não somente por Teresina, mas por todos os municípios piauienses.
O relacionamento promissor foi ressaltado por Arcoverde em recente conversa com a coluna. Questionado se na reunião com Elvas foi consolidada a parceria na capital, o parlamentar foi categórico. "Sim. Em todo o Estado". Na mesma linha, o presidente do União Brasil revelou que esse é o 'desejo tanto do UB quanto do Progressistas' e deu a tônica do encontro. "Foi um encontro de amigos onde tratamos de vários assuntos inclusive política", frisou.
A coluna dialogou também com o presidente do Progressistas, o ex-prefeito Joel Rodrigues, que ressaltou a tendência de aliança e a busca pela união também com o Partido Liberal, a federação PSDB/Cidadania e outras agremiações partidárias.
Sílvio Mendes se posiciona
O vice-presidente do União Brasil no Piauí, Sílvio Mendes, teceu comentários sobre o indicativo de uma aliança com o Progressistas em Teresina após reunião do presidente da sigla Marcos Elvas com o deputado federal Júlio Arcoverde (PP). As duas agremiações que já caminharam juntas no pleito passado têm fortalecido as articulações e estreitado os laços, especialmente com a recondução de Elvas ao comando do Diretório local.
Sobre a possibilidade de uma parceria, o ex-prefeito de Teresina foi contudente: "Acho o caminho natural", explicitou. Sílvio é um dos cotados para concorrer ao posto majoritário na eleição do próximo ano, na gestão da capital piauiense por duas ocasiões deixou a administração pública municipal com mais de 90% de aprovação, no pleito passado ele também foi o candidato ao Governo mais votado pelos teresinenses.