VÍDEO! Veja como serão as 16 novas UBSs do Piauí com projeto arquitetônico atualizado

Os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para o Novo PAC têm como objetivo garantir qualidade, eficiência e economia.

O Ministério da Saúde anunciou um novo projeto arquitetônico para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), marcando uma renovação importante no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Treze municípios do Piauí serão contemplados com a construção de 16 UBSs baseadas nesse novo projeto, que faz parte de um plano mais amplo que prevê a construção de 1.800 unidades em todo o Brasil. Esta atualização é significativa, considerando que os projetos dos estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) não eram revisados há uma década.

Os novos projetos foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, incluindo arquitetos, engenheiros e especialistas em saúde pública, e incorporam melhorias significativas. As novas UBSs contarão com uma série de inovações, como a inclusão de salas de amamentação, espaços coletivos voltados para práticas integrativas e comunitárias, e salas específicas para atendimento a mulheres em situação de violência, chamadas de Salas Lilás. Além disso, as salas de medicação seguem normas sanitárias rigorosas, e os consultórios são projetados para garantir acessibilidade. Também haverá uma sala de vacinação ampliada, entre outras melhorias estruturais.

Leia Mais

Novo projeto arquitetônico para as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Divulgação)

A saúde digital também ganhou espaço nos novos projetos, com a integração de serviços como a telessaúde, que visa melhorar a qualidade do atendimento ao conectar a atenção primária com a atenção especializada. As UBSs serão organizadas em núcleos temáticos que fortalecem a integralidade do cuidado, promovendo uma gestão clínica humanizada e multiprofissional. 

"Esses espaços serão projetados para promover acolhimento, acessibilidade e bem-estar, com uma ambiência inclusiva e de fácil compreensão", destacou o Ministério.

Os novos projetos estão alinhados com os compromissos internacionais assumidos pelo governo federal, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. As UBSs terão soluções sustentáveis, como ventilação e iluminação naturais, estratégias de uso racional de água, instalações de baixo consumo energético e a utilização de energia solar através de placas fotovoltaicas. O projeto segue ainda o conceito de construção enxuta (Lean Construction), visando reduzir emissões de carbono e minimizar o impacto ambiental.

Além de focar na sustentabilidade, os projetos incorporam premissas como acessibilidade, educação permanente em saúde e a integração da saúde digital. Os novos projetos das UBSs estão em conformidade com a atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e também com as diretrizes para a atenção especializada e hospitalar do Ministério da Saúde.

Os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para o Novo PAC têm como objetivo garantir qualidade, eficiência e economia. 

"Esses projetos facilitam a aprovação junto aos órgãos competentes e aceleram o processo de licitações públicas, otimizando a resposta das gestões municipais, estaduais e distritais", explicou a pasta.

O pacote de arquivos disponibilizados inclui projetos de arquitetura e engenharia, com memoriais descritivos, cadernos de encargos, especificações técnicas e planilhas orçamentárias. Todos foram elaborados utilizando a metodologia BIM, baseada em modelos 3D, o que oferece aos profissionais as ferramentas necessárias para a execução das construções. Além das UBSs, já foram disponibilizados projetos para a construção de policlínicas, maternidades, centrais de regulação de urgências (CRUs) e centros de parto normal. Nos próximos meses, serão divulgados os projetos para os demais portes de UBS (II a V).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES