Devido as fortes chuvas que assolam o Piauí, foi publicado na manhã desta terça-feira, 04 de janeiro, decreto de emergência assinado pelo governador Wellington Dias (PT). O documento tem a vigência de 90 dias e viabiliza que Estado adote ações emergenciais para dar assistência às famílias afetadas pelas enchentes. A previsão para os próximos dias é de mais chuvas no Piauí.
Na noite de segunda (03), o líder estadual havia anunciado a medida; o indicativo veio no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o de máximo risco, para alguns municípios piauienses, principalmente os que fazem fronteira com o Maranhão.
"Em razão do agravamento em razão de chuvas pesadas em praticamente todo o Estado, eu autorizei agora um decreto de calamidade, de emergência para todo o Piauí, o objetivo é garantir as condições de socorro para as pessoas que precisam em todas as áreas. O objetivo é poder integrado com os municípios garantir as condições de socorro para as pessoas que precisam nas diferentes áreas, junto com Bombeiros, Defesa Civil, estaremos aqui a postos, trabalhando e garantir atendimento a quem precisa", frisou Dias.
Além dos prejuízos materiais, os alagamentos provocaram uma morte em Teresina e outras cinco em Altos.
No domingo, 02 de janeiro, o prefeito de Teresina Doutor Pessoa (MDB) já havia decretado emergência na capital piauiense.
francyteixeira@meionorte.com