Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta quinta-feira (25), o governador Wellington Dias (PT) anunciou novas medidas para conter a escalada da pandemia em âmbito estadual. Com o recorde de mortes registrado ontem (49 em apenas 24 horas), o líder piauiense adotará uma espécie de lockdown parcial até o dia 04 de abril. As medidas serão analisadas em reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) ainda hoje, na cartilha de ações estará em pauta a suspensão das aulas presenciais em todo o Estado e a reedição da lei seca.
"Vamos apresentar uma proposta ao COE (Comitê de Operações Emergenciais) para terça, quarta, quinta, sexta, e que possamos ter até o domingo de Páscoa medidas fortes que possam conter a transmissão", comentou.
Dentre as medidas anunciadas estão: restrições em praias, no transporte intermunicipal, tal como a reedição da 'lei seca', para evitar a comercialização de bebidas alcoólicas no período, visando reduzir a ocorrência de acidentes.
Destacam-se ainda restrições a circulação de ônibus e vans do transporte intermunicipal, além da quarentena de 10 dias para turistas e pessoas que entrarem no estado durante esse período. Na coletiva, o chefe do Poder Executivo ainda sinalizou para a possibilidade de suspender as aulas presenciais nos próximos dez dias.
O governador ainda ressaltou. "A redução da circulação de pessoas ajuda a reduzir, a ideia é trabalhar até o domingo de Páscoa medidas nesse sentido", disse.
Dias, que coordena a temática da vacinação no Fórum dos Governadores pontuou ainda que terá uma agenda com o presidente do Senado, Rodrigo Pachego (PP), na sexta-feira (25). "Vamos ter amanhã às 8 da manhã uma agenda com Rodrigo Pacheco, onde vamos colocar com muita clareza nossa decepção em ter sido criado umComitê nacional que esperávamos integrado,deixando de fora oss Estados e municípios, há a necessidade da integração".
Confira o detalhamento da quarentena no Piauí:
Dia 26 (sexta) – Feriado antecipado de Nossa Senhora Aparecida
Dia 27 (sábado) – Lockdown parcial
Dia 28 (domingo) – Lockdown parcial
Dia 29 (segunda-feira) - Toque de recolher e restrições já adotadas comumente de segunda a quinta
Dia 30 (terça-feira) - Feriado antecipado de Corpus Christi
Dia 31 (quarta-feira) - Orientação para que as Prefeituras antecipem o feriado de aniversário dos municípios
Dia 01/04 (quinta-feira) – Ponto Facultativo
Dia 02/04 (sexta-feira) - Feriado da Semana Santa
Dia 03/04 (sábado) – Lockdown parcial
Dia 04/04 (domingo) – Lockdown parcial
VEJA A TRANSMISSÃO COMPLETA: