O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve reunido neste sábado (7) com Mubarak Al Kuwari, diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências (PCOC) do Ministério das Relações Exteriores do Catar. A reunião teve como pauta a organização da Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU, prevista para novembro de 2025, e a proposta de realização simultânea da primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Dias enfatizou a relevância da Aliança Global, criada como parte das iniciativas brasileiras durante a presidência do G20, destacando seu papel no combate à fome e na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A Aliança Global retoma o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e faz com que cada país, de forma soberana, aplique políticas públicas de combate à fome. É por meio dela que os países mais desenvolvidos também podem ajudar os mais pobres, tanto com conhecimento quanto com ajuda financeira”, explicou o ministro.
Ele ainda ressaltou a importância de unir os dois eventos:
“Ela vai acontecer exatamente um ano após a criação da Aliança e tem poder para atrair líderes de todos os países, assim como a Aliança também envolve várias nações interessadas neste tema. Será um momento de grande importância para o mundo.”
Apoio do Catar
Mubarak Al Kuwari elogiou a iniciativa e a postura do Brasil no enfrentamento à fome e à pobreza, destacando a disposição do Catar em colaborar.
“Sobre a Aliança Global, entendemos que esse tipo de iniciativa é muito importante, fazemos questão de participar. Queremos trabalhar junto com o Brasil para discutir vários assuntos, especialmente a fome e a pobreza. Ficamos impressionados com a dedicação do Brasil nesse tema. Vamos trabalhar conjuntamente e fazer a primeira Cúpula da Aliança Global, juntos, aqui em Doha”, afirmou.
Contexto da Cúpula Mundial
A proposta da Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social busca atualizar os compromissos assumidos na Declaração de Copenhague de 1995, completando 30 anos em 2025. A iniciativa surgiu a partir do relatório "Our Common Agenda", com o objetivo de revisar e ampliar os esforços globais no combate à pobreza, desigualdade e outras questões sociais.
O Brasil, que vem liderando ações globais na área, sugeriu a realização da Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como parte desse evento, reforçando sua posição na articulação internacional sobre o tema.
Fórum de Doha 2024
Além da reunião, Wellington Dias participa da 22ª edição do Fórum de Doha, evento que reúne líderes globais para debater inovações e soluções para desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, segurança global e economia. Com o lema "Diplomacia, Diálogo, Diversidade", o fórum tem sido uma plataforma de discussões desde o ano 2000, promovendo práticas inovadoras e ações colaborativas.
"The Innovation Imperative", a edição deste ano foca na necessidade de inovação como resposta às crises globais, reforçando o papel do diálogo multilateral para um futuro mais inclusivo e sustentável.
Sob o tema