Quando se fala em reino dos céus, várias imagens podem vir à nossa mente: anjos voando, Deus sentado em um trono de rei, e em alguns livros é retratado como um local de natureza paradisíaca, como uma espécie de paraíso- com elementos terrenos, situado no céu.
Desse modo, hoje vamos entender qual imagem mais próxima podemos ter desse reino de paz e alegria, almejado por aqueles que amam o Criador.
(...) Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. (Matheus, capítulo 13, versículos 45 e 46).
Entenda o que significa
O reino dos céus é além de um lugar: É a presença de Deus; e se comporta como um negociante. Assim, esse reino poderia ser comparado a uma pérola preciosa, sem dúvidas, mas entender como negociante é mais profundo.
Reprodução
Vendo a pérola preciosa (que é você, lembre-se que ocupa essa posição no coração de Cristo), vende tudo por ela. Ou seja, Deus manda seu único filho Jesus.
Quem tem filho entende o amor profundo a ele e o quanto se sofre com o sofrimento do amado; Ele enviou o filho para sentir as dores de nossos erros, em nosso favor, com o intuito que tivéssemos, desde então, novamente amizade com Ele, e possibilidade de remissão.
Diante disso, quando se pensa em reino dos céus, não precisamos nos ater aos anjos voando, uma natureza exuberante ou deixar a cargo da diversidade da imaginação.
Precisamos percebê-lo como o local de verdadeiro amor, regido pela presença de Deus, sendo o lugar que é objetivo de chegada, através um caminho que é trilhado nessa vida.
Afinal, a eternidade é infinita, diferentemente de nossa breve passagem na Terra.