A maioria das pessoas, senão todas, já rezaram alguma vez pedindo a proteção dele, ou no mínimo, ouviram falar sobre o Anjo da guarda. No entanto, nem todos entendem porque devemos pedir o auxílio dessas criaturas divinas.
O Anjo da Guarda é indispensável na vida daqueles que desejam a salvação eterna, mas também daqueles que já, nesta vida, buscam experimentar o Céu.
A missão insubstituível do Anjo da Guarda
Embora sempre silencioso e oculto, ele inspira a prática das boas intenções e boas obras; ilumina o espírito na busca da verdade, para que a mente não se afaste da doutrina correta; fora isso, ajuda a solucionar problemas difíceis.
Por outro lado, conduz as pessoas a cultivarem santas ideais, com o objetivo aproximar-nos do reino de Deus; estimula a prática da fidelidade, da justiça e do amor fraterno, zelando e orientando as pessoas pelo caminho da salvação eterna.
Curiosidades
Por sua natureza Angélica espiritual, o Santo Anjo da Guarda é bonito, formoso, cativante e delicado, porque é uma emanação da beleza e das virtudes do Criador.
A beleza Angélica está relacionada diretamente com as virtudes, dons e prerrogativas que o Anjo recebeu do Deus.
Os Anjos da Guarda são reconhecidos pela Igreja
Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida
(Catecismo da Igreja Católica).
Desde o começo, a vida humana no mundo ,até à sua entrada na morte, é cercada pela assistência, intercessão e pela proteção dos anjos
(Salmo 90, versículos 10-13)
Ilustração com Anjo cuidando de duas crianças em situação de perigo
Imagem: Reprodução Ilustrativa
Como podemos contar com essa proteção?
Para praticarmos a devoção ao nosso Anjo da Guarda devemos evitar ofensas a Deus, pois eles se afastam de nós nos momentos em que livremente optamos em pecar contra o Senhor.
Portanto, por meio de uma vida de oração e santidade, podemos sentir a presença de nosso Anjo. Além disso, que criamos um profundo relacionamento com ele.
São Bernardo de Claraval resume, em três atitudes, o comportamento que as pessoas devem ter em relação ao Santo Anjo da Guarda:
1) Atitude de Respeito
Porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós.
2) Atitude de Confiança
Para confidenciar-lhe as dificuldades e pedir-lhe ajuda, luzes e disposição para cumprirmos a missão da vida.
3) Amor, Devoção e Gratidão
A fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer ao Santo Anjo da Guarda a preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador.