Você já parou para pensar no chamado que Deus tem para você? Todos nós, em determinado momento, refletimos sobre nosso propósito, ou nosso lugar no mundo.
O Senhor tem uma missão específica para cada um de nós, afinal, não fomos criados apenas para trabalhar e buscar mais bens materiais constantemente; nossa criação é para vivermos as riquezas da alma.
Para ouvir a resposta aos questionamentos referentes à "Que caminho devo seguir?" é preciso ouvir a voz de Deus, silenciando nossas preocupações. Assim, podemos seguir alguns passos simples para descobrir por onde ir.
Grupo de pessoas em oração
Reprodução
1) Acolha sua primeira vocação:
Antes de descobrir de maneira específica é preciso viver aquilo que é o geral. Diante disso, devemos abraçar a vocação natural e inerente ao ser humano que é o chamado ao amor. Somente ao viver o chamado universal, estamos prontos para viver o que Ele propõe especificamente a nós.
2) Entenda que todo serviço é importante
Seja no trabalho remunerado ou serviço voluntário, é preciso reconhecer que toda atividade tem um papel importante para a sociedade, e fundamental para você, nos desígnios de Deus.
3) Reflita: Qual o seu chamado?
Busque compreender o seu nível e interesse a aptidão para desempenhar o papel proposto. Diante disso, alguns são chamados a viver como religiosos, outros são chamados à constituição de família ou celibato. Ainda assim, dentro dessas escolhas precisamos tomar diversas decisões e, em todas, é preciso refletir para onde Deus nos chama.
4) Use o autoconhecimento
Imagine-se vivendo os propósitos e, dentro das situações, observe os sentimentos gerados quando você se viu daquela forma.
5) Busque auxílio
Você pode contar com o auxílio de pessoas mais experientes. Converse com quem já vive os propósitos de Deus e receba valiosos direcionamentos.
6) Reze
Parece simples, mas não é.
Deus nos criou com dons e talentos em nossos corações, esse é o momento de pedir discernimento a Ele e confiar que a vontade de Jesus é infinitamente melhor que a nossa, mesmo que não estejamos prontos ainda para entender as realidades espirituais.
7) Entenda: nem tudo permitido é o que convém
Às vezes, nos damos ao luxo de esquecer que queremos algo, mas nem sempre é o melhor para nós. Inúmeras vezes pensamos "Ainda bem que não deu certo". Quando pedimos, precisamos primeiro entender a necessidade de alinhar nossa vontade com a vontade de Deus, através da oração.
Com esses passos, a jornada rumo ao propósito de vida se torna mais leve. Por outro lado, a bíblia, nossa fiel fonte de conhecimento, diariamente fala conosco, nos incentivando no caminho do bem.