Mariza Holanda

Vamos explorar os temas de fé, autoajuda, espiritualidade e esperança. Vamos compartilhar histórias inspiradoras, reflexões profundas e recursos práticos para ajudá-lo a encontrar paz interior, fortalecer sua fé e cultivar uma vida cheia de propósito e positividade

Lista de Colunas

Inveja: aprenda como combatê-la e vencer a luta

Descubra o remédio para esse mal

Ter amigos é bom, mas será que todos que passaram por nossa vida torciam por nós? 

A inveja é um dos 7 pecados capitais e um dos primeiros da humanidade. Geralmente, ela nasce no silêncio de um coração que se entristece com as vitórias do outro.

O Livro de Gênesis nos relata que Caim matou seu irmão Abel por inveja. De lá para os dias atuais, infelizmente, coisas semelhantes tem acontecido.

"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou."

Livro de Gênesis, capítulo 4, versículo 8 

Quem é invejoso?

Primeiro, para combater, faz-se necessário tomarmos consciência desse mal. Segundo o Professor Felipe Aquino: 

 O invejoso está sempre com aquelas pessoas soberbas, que querem sempre ser melhores do que os outros em seus negócios e nas suas atividades; fica torcendo pelo mal do outro, e quando este fracassa, diz em seu interior: “bem feito!”.

Felipe Aquino é autor de mais de 70 livros de formação cristã católica, sendo também apresentador e doutor em Engenharia Mecânica.

 Imagem: Reprodução-Canção Nova

Um exemplo concreto é a vida de Jacó: os filhos do patriarca, irmãos invejosos de José, o “filho preferido”, foram capazes de vender o irmão caçula como escravo, para mercadores.

Trazendo para a atualidade, podemos conviver com a inveja tanto ao lado através das redes socais, nas rodas de amigos, academia, ou até mesmo no trabalho, quanto ela pode habitar em nossos próprios corações. 

Santo Agostinho nos ajuda a entender a gravidade desse mal quando diz: 

“Terrível mal da alma, vírus da mente e fulminante corrosivo do coração, é invejar os dons de Deus que o irmão possui, sentir-se desafortunado por causa da fortuna dos outros, atormentar-se com o êxito dos demais, cometer um crime no segredo do coração, entregando o espírito e os sentidos à tortura da ansiedade; destroçar-se com a própria fúria!”

Como combater? 

  O pecado da inveja tem o remédio para combatê-lo: A virtude da benevolência. 

Quando o triste sentimento de inveja adentra nosso coração, é preciso, de imediato, ‘agir-contra’, isto é, reagir com benevolência, desejar o bem da pessoa invejada, fazendo o bem a ela e falar bem da mesma.

Tomando consciência da gravidade, peçamos a Deus que a alegria pelo sucesso e pelo dom dos outros seja hábito, e que o amor pelo próximo cresça diariamente. Ademais, pedir a proteção de Deus e nosso anjo da guarda são pilares para os cristãos atualmente. 

Aos que compreendem a importância da Mãe de Deus, Maria Santíssima, aquela que deu sim por toda a humanidade, recebendo Jesus no ventre para nossa salvação, vale pedir que essa ensine as virtudes ensinadas para Jesus e que, ao mesmo tempo, aprendeu com Ele.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES