Mariza Holanda

Vamos explorar os temas de fé, autoajuda, espiritualidade e esperança. Vamos compartilhar histórias inspiradoras, reflexões profundas e recursos práticos para ajudá-lo a encontrar paz interior, fortalecer sua fé e cultivar uma vida cheia de propósito e positividade

Lista de Colunas

O espelho do outro: A ilusão do julgamento e a verdade da empatia

Uma reflexão sobre a natureza humana, a religião e a importância de compreender o próximo.

  Quem já criou uma persona de alguém, antes de conhecê-lo ? Todos nós, em determinado momento, buscamos entender o outro, e a aparência acaba sendo o primeiro parâmetro analisado.

   O ser humano naturalmente busca ler o próximo. Julgar o outro pode ser uma forma de defesa, segundo a psicologia.

 No entanto, essa forma de defesa enganosa é para Sigmund Freud (Pai da Psicanálise), situações no qual projetamos aspectos nossos nos outros, sem perceber que caminhamos ao erro.

Mãos simbolizando pessoas apontando para outra, de maneira invasiva

Imagem: Reprodução

Como não ser juiz dos outros?

  Devemos entender que somos capazes de diminuir alguém, com base nas nossas medidas, sobre quem é aquele; E quando o assunto é religião, esse julgamento pode ser capaz de afastar o outro dos caminhos de Deus.

  Assim, não é sobre permitir o erro ou desconhecê-lo, mas compreender as pessoas de forma empática, afinal, raramente estamos certos em nossos julgamentos.

Jesus nos fala no evangelho de Lucas 12:48

 "Mas o que não a soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe exigirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá"

Pedindo ajuda a deus

   Diante disso, reconhecendo nossa pequenez, que não nos sintamos legitimados a julgar, deixando de lado nossos próprios defeitos, e o pior: achando que o erro do outro é menor que o nosso.

 Precisamos sempre rezar pelos irmãos, em Cristo, principalmente se nesse irmão vemos o que julgamos fugir de nossos parâmetros.

Peçamos ao senhor que não nos envaideçamos e, além disso, sejamos capazes de compreender e desconsiderar o julgamento dos outros irmãos com compaixão, exercitando a humildade.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES