Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Ataque terrorista na França, mata 86 pessoas e deixa 458 feridas

Ataque terrorista na França, mata 86 pessoas e deixa 458 feridas

No dia 14 de julho de 2016 aconteceu uma das grandes tragédias da vida do povo francês, o atentado de Nice, um ataque terrorista transcorrido naquela cidade francesa, que resultou na morte de 86 pessoas e em ferimentos em mais 458 outras pessoas.

O ataque terrorista começou por volta das 22h40 no horário local (GMT +1) de 14 de julho de 2016, quando um caminhão de 19 toneladas com semirreboque invadiu a celebração do Dia da Bastilha na avenida marginal de Nice, sul da França, a Promenade des Anglais.

Além de confirmados 86 mortos e 458 feridos, a polícia revelou que 18 dos que estavam hospitalizados com ferimentos, encontravam-se em estado muito grave. 

O ataque terminou após uma troca de tiros com a polícia, que matou o condutor do veículo.

O condutor foi identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, um indivíduo de 31 anos de idade, de nacionalidade tunisiana, residindo em França, autor de vários crimes comuns (entre eles violência doméstica) não associados a redes terroristas. A sua identificação foi encontrada no caminhão.

Em 16 de julho de 2016, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, confirmando que o condutor do caminhão "era um dos soldados" instruídos a cometer atentados terroristas contra países que participem de ações bélicas contra o grupo.

O grave atentado aconteceu em 14 de julho, uma data que é sempre lembrada pelos franceses com muito orgulho, pois foi num dia como esse, no ano de 1789, que ocorreu a Tomada da Bastilha, ou Queda da Bastilha, como é mais conhecida, e que se transformou no evento central da Revolução Francesa.

A Bastilha era uma fortaleza medieval utilizada como prisão, sobretudo mantendo presos políticos contrários ao regime imperial da época.

0 movimento revoltoso foi definitivo para o estabelecimento da República Francesa e a consequente Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES