Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

O desastre de grandes proporções, à época considerado o segundo maior da história da aviação em território japonês, aconteceu em 18 de Junho de 1953.

Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, um USAF Douglas C-124A-DL Globemaster II do 374º Grupo de Transporte de Tropas, número de série 51-0137, caiu e explodiu, matando todos os seus 129 ocupantes. O desastre de grandes proporções, à época considerado o segundo maior da história da aviação em território japonês, aconteceu em 18 de Junho de 1953.

A queda do Douglas C-124 Globemaster II aeronave se deu três minutos após a decolagem. Na época, o acidente estava empatado como o mais mortal da história da aviação e ficou notável por ser o segundo acidente de aviação a matar mais de 100 pessoas; seu concorrente em número de mortos foi a queda de um planador Luftwaffe Me-321 Gigant e seus três aviões de reboque Bf-110 durante os testes operacionais em 1941 também resultou em 129 mortes.

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

A aeronave transportava 122 passageiros e 7 tripulantes. A maioria dos que estavam a bordo eram aviadores que estavam retornando às suas funções na Coréia do Sul depois de cinco dias de descanso e férias no Japão. O comandante da aeronave, Major Herbert G. Voruz Jr., 37, registrou mais de 6.000 horas de vôo. O piloto, Major Robert D. McCorkle, também era um aviador experiente. Outro piloto, o Major Paul E. Kennedy, estava a bordo para registrar o tempo de vôo adicional.

A aeronave partiu Base Aérea de Tachikawa para Seul às 16:31 JST. Apenas um minuto após o início do voo, o motor nº 1 (exterior esquerdo) da aeronave explodiu em chamas. Voruz desligou imediatamente o motor e comunicou que estava voltando para Tachikawa. O ATC perguntou se ele queria uma abordagem controlada pelo solo (GCA), que Voruz aceitou; durante isso, ele podia ser ouvido gritando "Dê-me mais poder! Dê-me mais poder!" para o engenheiro de vôo. O controle de solo perguntou se ele poderia manter a altitude; Voruz respondeu "Roger". 

Avião da Força Aérea dos EUA cai e pega fogo, matando os seus 129 ocupantes

No entanto, enquanto os pilotos se preparavam para retornar ao campo de aviação, a asa esquerda estolou, fazendo com que a aeronave rolasse para a esquerda e entrasse em um mergulho raso, mas irrecuperável. Em desespero, os pilotos tentaram parar, mas em vão. O controle de solo perguntou se eles estavam declarando emergência, mas não obteve resposta. Por volta das 16:33, o voo desapareceu das telas do radar. Às 16:34, o C-124 se chocou contra uma mancha de melancia a cerca de 3,5 milhas da base aérea e explodiu com o impacto.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES