Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Avião militar cai em base aérea e deixa 11 pessoas mortas

Os pilotos tentaram se ejetar, mas não deu certo. O avião fazia parte de programa da Otan.

Onze pessoas morreram em decorrência da queda de um aviã miltar da Força Aérea da Grécia, que caiu sobre uma base aérea em Albacete, na Espanha. A queda foi consequência de avaria que o Caça F-16 sofreu ao decolar. Os pilotos tentaram se ejetar, mas não deu certo. O avião fazia parte de programa da Otan. O acidente aconteceu no dia 26 de Janeiro de 2015.

A base aérea, sob operação da Otan, funcionava como centro de aperfeiçoamento para pilotos da Aliança Atlântica, onde as aeronaves ficam estacionadas e ali movimenta-se centenas de alunos dos seus cursos.

Logo após a queda avistou-se uma nuvem de fumaça saía de estacionamento da base aéreo Los Llanos, na Espanha, após queda de avião militar. O avião grego, integrado no Tactical Leadership Programme, um programa da Otan, destinado a melhorar a cooperação multinacional em operações aéreas, procedia a realizar um exercício quando, durante a manobra de decolagem, perdeu força.

O Centro de Formação de Los Llanos, cuja formação para pilotos de caça é considerada uma das mais exigentes e de melhor reputação do mundo, treina pilotos em várias especialidades, inclusive a guerra eletrônica, o reconhecimento e o combate aéreo.

"O que sabemos é que a tripulação do F-16, bem rapidamente, praticamente depois da decolagem, tentou ejetar-se, e isto confirma a avaria", declarou à imprensa o chefe do Estado-maior da força aérea francesa, general Denis Mercier. Dos 11 militares mortos, nove eram franceses.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES