Em 21 de junho de 1970 o Brasil derrotou Itália por 4 a 1, na disputa da final da Copa do Mundo do México, sagrando-se tri-campeão mundial de futebol. Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto marcaram os gols do título.
Na emocionante partida disputada no estádio Azteca, na cidade do México, Pelé abriu o placar aos 18 minutos de cabeça; Boninsegna empatou para a Itália. No segundo tempo, Gérson colocou o Brasil na frente novamente; Jairzinho fez mais um e o capitão Carlos Alberto fechou o placar. 107 mil torcedores assistiram ao capitão Carlos Alberto levantar a taça Jules Rimet.
Para chegar à final, na fase inicial o Brasil derrotou a Tchecoslováquia na estreia por 4 a 1; a Inglaterra por 1 a 0; a Romênia por 3 a 2. Nas quartas de final, a Seleção venceu o Peru por 4 a 2; na semifinal, derrotou o Uruguai por 3 a 1.
Os Gols da memorável vitória ocorreram nos seguintes tempos: Pelé (cabeça), aos 18; Boninsegna, aos 37; Gérson, aos 66; Jairzinho, aos 71; Carlos Alberto, aos 87.
A formação da seleção brasileira foi esta: Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Wilson Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gerson, Jairzinho e Tostão; Pelé e Rivelino. O técnico era Mário Jorge Lobo Zagalo.