Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol no México

51 anos após conquista, seleção é lembrada como a mais brilhante de toda a história do futebol brasileiro.

Foi nesta data, em 21 de Junho de 1970, Estádio Azteca, na Cidade do México, que o Brasil, jogando contra a Itália, sagrou-se tri-campeão mundial de futebol, trazendo para casa a taça Jules Rimet. O time que entrou em campo naquele dia era formado po Félix; Carlos Alberto Torres , Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Pelé, Rivellino e Tostão. Decorridos hoje 51 anos dessa memorável conquista, essa seleção é lembrada como a mais brilhante de toda a história do futebol brasileiro.

Com a definição da final entre brasileiros e italianos, uma coisa era certa: aquela seria a última Copa a terminar com um capitão erguendo a Jules Rimet. E quis o destino, e o futebol, que este fosse Carlos Alberto Torres, do Brasil, primeiro tricampeão do mundo.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

Quando entraram em campo no Estádio Azteca, na Cidade do México, Brasil e Itália disputavam mais do que o título da Copa do Mundo FIFA de 1970. Bicampeãs, as duas equipes batalhariam para saber quem seria o primeiro time a ganhar o Mundial três vezes e, consequentemente, ficar com a posse definitiva da taça Jules Rimet.

A taça Jules Rimet foi batizada em homenagem ao ex-presidente da FIFA, que foi o idealizador da Copa do Mundo. Foi justamente o francês que estabeleceu que a taça ficaria definitivamente com o primeiro país que a erguesse três vezes. Uruguai e Itália largaram na frente, dominando os quatro torneios até 1950.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

O Brasil ficou isolado na liderança desse ranking por 12 anos. Somente em 1982 a Itália voltou a ganhar um título de Copa do Mundo e empatou no número de conquistas com a Seleção. A Alemanha, por sua vez, venceu em 1974 e 1990 e também chegou ao tricampeonato.

Mas o Brasil reagiu na corrida pela taça e enfileirou títulos nas Copas seguintes. Foi bicampeão em 1958 e 1962 e se juntou ao topo da lista com uruguaios e italianos. A partir dali, se um deles ganhasse, ficaria com a taça Jules Rimet.

Brasil torna-se o primeiro tri-campeão mundial de futebol 

A taça Jules Rimet, que deveria ficar para sempre em poder da Confederação Brasileira de Futebol, foi roubada em 1983 e supostamente derretida. A base da taça foi encontrada em um porão da FIFA em 2015. A Jules Rimet já havia sido roubada em 1966, em Londres, mas dessa vez conseguiram recuperar.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES