Foi há 477, nesta data de 31 de janeiro, no ano de 1542, que o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas do Iguaçu, beleza natural localizada onde hoje fica o Estado do Paraná. Historicamente, ele foi o primeiro europeu a encontrar o conjunto de aproximadamente 275 quedas de água no Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
Com uma área de 250 mil hectares, as Cataratas são consideradas Patrimônio da Humanidade. O nome Cataratas do Iguaçu tem origem tupi-guarani e significa "água grande". De acordo com a lenda, um deus queria se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu em uma canoa com seu amante mortal Tarobá. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.
As Cataratas do Iguaçu foram transformadas em Parque Nacional das Cataratas, do lado brasileiro, foi inaugurado em 1939, há 80 anos, portanto, enquanto o parque no lado argentino existe desde o ano de 1934.
Atualmente, o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu é o segundo lugar mais visitado por estrangeiros no Brasil, As Cataratas participaram da campanha mundial para escolha das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, ficando entre as 28 finalistas.
Conta-se que a ex-Primeira Dama dos Estados Unidos,Eleanor Roosevelt, ao visitar as Cataratas, teria exclamado: “ Pobre Niágara!”.