Hoje está fazendo 30 anos que a Seleção Masculina de Vôlei conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro olímpico, nas Olimpíadas de Barcelona, na Espanha. A conquista dessa inédita medalha de ouro foi construída por várias mãos, entre elas a do técnico José Roberto Guimarães, hoje comandante da equipe feminina. Em quadra, nomes como o de Giovane, Tande e Marcelo Negrão brilharam. A equipe também contava com Amauri, Carlão, Douglas, Gávio, Janelson, Jorge Edson, Maurício, Pampa, Paulão e Talmo. Esse foi, também, o primeiro ouro do Brasil em esportes coletivos.
Para celebrar os 30 anos dessa conquista de 9 de Agosto de 1992, a Confederação Brasileira de Voleibol vai reunir os protagonistas da festa brasileira em Barcelona, num reencontro de companheiros, onde receberão um troféu comemorativo, além de uma réplica da camisa utilizada por eles na campanha vitoriosa em 1992.
O presidente da entidade, Radamés Lattari, disse ser “com muita alegria que a CBV celebra os 30 anos do primeiro ouro olímpico do voleibol brasileiro. A medalha em Barcelona 1992 é um marco para o voleibol e para todo o esporte olímpico do Brasil. Aquela equipe e a geração de prata de 1984 foram referências para milhares de jovens, e ajudaram o Brasil a se firmar como uma das maiores potências do voleibol mundial”.
Uma das principais estrelas dessa conquista brasileira, Marcelo Negrão, afirmou que sempre é muito bom rever meus amigos de luta e conquistas tão importantes. “Fomos guerreiros de verdade. E momentos assim, como esta homenagem da CBV, são emocionantes. Vamos torcer muito para esta nova geração, que vem representando muito bem as cores do Brasil”, disse Negrão.