Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Chico Xavier, maior líder espiritual brasileiro, faria 109 anos hoje

O celebrizado médium mineiro teve toda a vida dedicada à filantropia e se transformou no mais importante expoente do Espiritismo

|

Hoje é dia de lembrar um dos brasileiros mais renomados, reverenciado pelo mundo espírita, que deixou um legado de muitas virtudes e reconhecida bondade. Falamos de Francisco Cândido Xavier, ou simplesmente Chico Xavier, como ficou por todos conhecido. O mais famoso médium brasileiro nasceu em 2 de Abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Faria hoje, portanto, 109 anos de idade.

O celebrizado médium mineiro teve toda a vida dedicada à filantropia e se transformou no mais importante expoente do Espiritismo. Ao morrer, em 30 de junho de 2002, em Uberaba, Minas, Chico Xavier deixou um legado que ultrapassa as barreiras religiosas, senfdo reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil.

Chico Xavier é, de fato, uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo. Após sua morte, são incessantes as grandes homenagens e honrarias que tem recebido no Brasil e fora do País. Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".

Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.

Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.

Esta data de 2 de Abril, que marca o nascimento de Chico Xavier, coincide, também com 60 anos da sua mudança para Uberaba. E, para celebrar o aniversário do líder espírita foi inaugurada, no Shopping Uberaba, a exposição inédita “Memórias Vivas – Uberaba, 60 anos de Chico Xavier”. 

A exposição permanece no local até 15 de abril. Nessa quarta-feira (3), às 19h, no Memorial Chico Xavier, será realizada solenidade de celebração do aniversário.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES