O choque de dois helicópteros em pleno ar, na Província de La Rioja, cerca de 1.170 quilômetros a noroeste de Buenos Aires, na Argentina, matou 10 pessoas, dentre estas 3 atletas franceses, dois deles medalhistas olímpicos.
O acidente aconteceu na tarde de 9 de Março de 2015, uma segunda-feira . A tragédia se deu durante as filmagens do reality show francês "Dropped", em que dois grupos de atletas são deixados em um lugar ermo com o desafio de encontrarem a civilização.
Segundo o secretário de Segurança de La Rioja, Luis César Angulo, em entrevista à emissora de TV "Todo Noticias", de Buenos Aires, todos os dez ocupantes dos dois helicópteros morreram.
“Houve uma explosão e supomos que eles devam ter colidido. Os peritos em aeronáutica irão determinar as causas do acidente”, informou.
A AFP e os jornais franceses “Le Monde” e “20 minutes” confirmam a morte de três atletas da elite francesa: a nadadora francesa Camille Muffat, campeã olímpica nos 400m livre nos Jogos de Londres 2012, o lutador de boxe Alexis Vastine, bronze em Pequim 2008, e a navegadora Florence Arthaud, conhecida como como "a noiva do Atlântico".
O acidente aconteceu por volta das 17h (de Brasília), na localidade de Villa Castelli, uma área montanhosa de céu aberto.
Os dois helicópteros foram emprestados por governos locais para a produção do "reality show". Segundo a rádio local Fenix, havia cinco pessoas em cada aeronave, sendo quatro franceses e um piloto argentino por veículo.
- Estavam fazendo um 'reality' de sobrevivência, motivo pelo qual entre as vítimas estão os concorrentes que voavam sobre Quebrada El Yeso e Quebrada.
O local é uma área remota da província, "ideal para experiências extremas por suas características" explicou o jornalista Aldo Portugal, da rádio Fenix.
Falando de Villa Castelli para rádios locais, testemunhas relataram que os helicópteros se chocaram quando as condições climáticas eram ótimas para voar. Jornais da região divulgaram fotos dos dois helicópteros em chamas.