A queda inexplicável, repentina, do Boeing 737, que fazia o vôo 427, da companhia norte-americana USAir, quando estava em aproximação ao Aeroporto Internacional de Pittsburgh, deixou mortos todos os seus 132 ocupantes.
O acidente, que ocorreu no dia 8 de Setembro de 1994, se deu em situação de normalidade, quando não havia nenhum registro de tempo ruim ou visível falha na aeronave, levou as autoridades dos Estados Unidos à mais severa e extensa investigação de aviação na história mundial, resultandoem muitas alterações e modificando práticas de fabricação na indústria de aviões.
O voo 427 da USAir era um voo regular do Aeroporto Internacional O'Hare de Chicago para o Aeroporto Internacional de Palm Beach, Flórida, com escala no Aeroporto Internacional de Pittsburgh. Era uma quinta-feira, 8 de setembro de 1994, o Boeing 737 que voava nessa rota caiu em Hopewell Township, Pensilvânia, enquanto se aproximava da pista 28R em Pittsburgh, que era na época o maior hub da US Air.
Após a mais longa investigação da história do National Transportation Safety Board (NTSB), apurou-se que a causa provável foi o mau funcionamento do leme da aeronave e tombou com força na direção oposta à comandada pelos pilotos, fazendo com que o avião entrasse um estol aerodinâmico do qual os pilotos não conseguiram se recuperar.
Havia versões diferentes sobre o número de ocupantes do avião, que poderia chegar a 147.
O acidente ocorreu por volta de 19h05 locais (20h05 em Brasília). O céu estava limpo, não ventava e a torre de comando de Pittsburgh não foi avisada pela tripulação do aparelho de qualquer problema.
O desastre ocorreu a 107 km do aeroporto, no município de Aliquippa. O avião estava a 2.000 metros de altura quando a torre de comando perdeu contato com ele. O aeroporto de Pittsburgh não parou.
Denise Godich, uma enfermeira que estava entre as primeiras pessoas que chegaram ao local do acidente, disse à TV KDKA ter visto dezenas de pedaços de corpos humanos pendurados em árvores.
A USAir era a quinta maior empresa aérea dos EUA. Transporta, à época, 65 milhões de pessoas por ano.
Em 1993, após enfrentar problemas financeiros e prejuízos de US$ 1 bilhão por ano, a USAir vendeu 19,9% de suas ações para a British Airways. O déficit em 93 alcançou US$ 393 milhões.
ACIDENTES RECENTES
No último dia 2 de julho, um jato da companhia caiu durante uma tempestade em Charlotte, Carolina do Norte (costa leste). Morreram 37 pessoas e 20 sobreviveram.
Em 22 de março de 1992, quando decolava durante tempestade de neve de La Guardia, Nova York, outro jato da USAir caiu. Morreram 27 pessoas. Em 1º de fevereiro de 1991, um aparelho da empresa bateu num pequeno avião em Los Angeles, com 34 mortos.
O aeroporto internacional de Pittsburgh é considerado um dos mais seguros dos EUA. O mais recente acidente com vítimas ali havia ocorrido em 1956, com um avião da TWA. Morreram 22 pessoas.