Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

“Freddie Mercury Tribute Concert” desperta o mundo para causa da Aids

Freddie Mercury, o genial ícone do rock, um dos maiores ídolos da música no mundo, em todos os tempos, havia morrido cinco meses antes, vitimado pela doença, em 24 de Novembro de 1991

Foi Com o objetivo de auxiliar muitas pessoas que  sofriam - ou poderiam vir a sofrer - com o vírus HIV, além de homenagear Freddie Mercury, que foi realizado o "Freddie Mercury Tribute Concert" em 20 de abril de 1992.  Freddie Mercury, o genial ícone do rock, um dos maiores ídolos da música no mundo, em todos os tempos, havia morrido cinco meses antes, vitimado pela doença, em 24 de Novembro de 1991.

O evento foi promovido pelos integrantes remanescentes do grupo Queen, a banda que o celebrizou e que por Freddie foi celebrizada: o guitarrista Brian May, o baterista Roger Taylor e o baixista John Deacon - e o empresário Jim Beach.

O quarteto em questão havia fundado e até hoje faz a gestão da Phoenix Trust, associação criada para combater a Aids pelo mundo. O pontapé inicial da instituição foi dado a partir da renda obtida com o "Freddie Mercury Tribute Concert", promovido no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra.Por trás de sua morte, havia um problema mundial: a Aids, doença que permanece até hoje sem cura. Freddie morreu devido a uma broncopneumonia causada pelo vírus HIV, causador do mal em questão.

A doença que tirou a vida de Freddie Mercury também havia acometido e levado à morte milhares de pessoas por todo o mundo. Hoje, a Aids pode ser melhor controlada a partir de tratamentos específicos - bem como evitada de diversas formas -, mas, naquela época, tudo ainda era muito novo.

O quarteto em questão havia fundado e até hoje faz a gestão da Phoenix Trust, associação criada para combater a Aids pelo mundo. O pontapé inicial da instituição foi dado a partir da renda obtida com o "Freddie Mercury Tribute Concert", promovido no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra.

Fãs e amigos de Mercury se uniram aos integrantes remanescentes do Queen a uma série de performances que aconteceu durante todo aquele dia. O grupo contou com músicos de todo o tipo - dos então emergentes Gary Cherone, Axl Rose e Slash até verdadeiros dinossauros da música, como Tony Iommi, Robert Plant e Roger Daltrey.

Antes do Queen se apresentar com vários convidados, algumas bandas fizeram pequenas apresentações prévias. O Metallica abriu a noite com três músicas de seu disco mais recente até então, "Metallica" (1991). Depois, o Extreme fez um medley com 10 músicas do Queen, além de performances isoladas de "Love Of My Life" e "More Than Words".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES