A data de hoje marca os 458 da fundação da cidade do São Sebastião do Rio de Janeiro, motivo de muita celebração para que é a mais famosa brasileira entre as mais belas do universo.
Conhecida mundialmente por suas deslumbrantes belezas naturais, pelas raízes do samba e do carnaval, a cidade do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565 e teve seu nome escolhido em homenagem ao Rei Sebastião I, que foi rei de Portugal de 1557 até 1578.
Para celebrar a data, a prefeitura do Rio de Janeiro promove várias atividades para o público como forma de comemoração do aniversário da cidade. O Monumento a Estácio de Sá, na Praia de Botafogo, recebe um concerto da Banda da Guarda Municipal com o Coral Uma Só Voz, formado por pessoas em situação de rua. Nesta noite, o Cristo Redentor, um dos principais símbolos da cidade, será iluminado de azul.
Um dos bairros mais tradicionais do Rio é o Flamengo. As origens do bairro remontam ao período da “descoberta” da Baía de Guanabara. O primeiro sinal de urbanização do local foi uma estrada construída no século XVII para levar a produção de açúcar ao Porto do Rio. Mas foi com a abertura da Avenida Beira-Mar que a região se modernizou e o Flamengo ganhou prédios. A avenida, que ia da Rio Branco a Botafogo, era considerada, na inauguração, um dos lugares mais bonitos do mundo.
Nos anos de 1950, com a construção do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e do Museu de Arte Moderna, e nos anos de 1960, com a consolidação do Parque do Flamengo, o bairro ganhou as formas e o charme que tem até hoje.