Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Governo decreta o confisco de todas as poupanças dos brasileiros

Esta certamente foi a mais dura e traumática medida governamental a atingir diretamente as pessoas em toda a história política do país

O dia 16 de março ficou para a história do Brasil como um dos acontecimentos mais chocantes e traumáticos para seu povo. Foi nesta data, no ano de 1990, que Fernando Collor de Mello, um dia depois de ter tomado posse na Presidência da República, decretou o confisco de todas as poupanças depositadas em banco por cada um dos brasileiros. Esta certamente foi a mais dura e traumática medida governamental a atingir diretamente as pessoas em toda a história política do país.

Collor fora eleito em 1989, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva, numa eleição duríssima, durante a qual Lula sofreu toda sorte de ataques, contando com a ajuda direta da Rede Globo, que manipulou debates para favorecer Collor.

Governo decreta o confisco de todas as poupanças dos brasileiros - Imagem: Reprodução

O governo resolveu botar a mão no dinheiro de poupadores com a justificativa de combate à inflação. Coube à economista Zélia Cardoso de Mello, primeira e única mulher a comandar o Ministério da Fazenda, anunciar o Plano Brasil Novo, que passou a história simplesmente como Plano Collor. Além de uma reforma administrativa ampla, da abertura da economia, de congelamento de preços e salários, a parte mais explosiva do plano consistia no bloqueio, por 18 meses, dos saldos superiores a NCz$ 50 mil nas contas correntes, de poupança e demais investimentos. Além do confisco, a ministra anunciou ainda o corte de três zeros no valor da moeda e a substituição do cruzado novo pelo cruzeiro.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES