O casamento entre o príncipe Charles e princesa Diana foi marcado por inúmeras polêmicas, que resultou no divórcio em 29 de fevereiro de 1996.
Em uma entrevista reveladora, Lady Di revelou que não queria se divorciar do príncipe Charles, com quem teve dois filhos, William e Harry. De acordo com o jornal britânico "The Mirror", Diana queria que o relacionamento com o futuro rei do Reino Unido funcionasse "desesperadamente" e acreditava que eles formavam "um time muito bom".
A grande razão, no entanto, era não repetir o "padrão" de separação de seus pais e colocar os meninos no meio da questão. "Se você já passou por essa situação, você não quer ver acontecer novamente. Você quer tentar um pouco mais e fazer funcionar", destacou ela.
Segundo uma amiga da Princesa de Gales, seus planos acabaram mudando após o envolvimento de sua sogra, a rainha Elizabeth II no assunto, que motivou todo o processo legal de separação. Após a entrevita com Lady Di ir ao ar, onde a mesma contava detalhes sobre seu casamento e sobre a infidelidade de Charles, Elizabeth a teria enviado uma carta dizendo que apoiava o divórcio do casal.
Diana e Charles anunciaram a separação em 1992, mas o processo só foi finalizado quatro anos depois. Em 1997, ela morreu em um acidente de carro em Paris.