Há exatos 50 anos, em 05 de Fevereiro de 1971, três astronautas norte-americanos, sob o comando de Alan Shepard, à bordo da nave espacial Apollo 14, pousaram na lua, realizando um dos feitos mais extraordinários da história. Os outros membros da tripulação eram Stuart A. Roosa, cuja função era Piloto de Módulo de Comando, e Edgar D. Mitchell, Piloto de Módulo Lunar.
O Comandante da Apollo 14, Alan Shepard, era integrante do Grupo 1 da NASA e foi o primeiro norte-americano a ir ao espaço com um voo suborbital em 5 de maio de 1961. Ele depois disso perdeu sua permissão de voo ao ser diagnosticado com a Doença de Ménière, um problema no ouvido, e foi designado como o Astronauta Chefe, o chefe administrativo do Escritório dos Astronautas. Shepard passou por uma cirurgia experimental em 1968 e conseguiu conquistar de volta sua condição de astronauta. Ele tinha 47 anos na época, o astronauta norte-americano mais velho a ir para o espaço até então e permanece até hoje como a pessoa mais velha a pisar na Lua.
Ao longo de toda a história da humanidade, somente 12 homens tiveram o privilégio de pisar sobre a superfície da Lua. Ao todo, 24 astronautas já estiveram na órbita lunar, todos como integrantes das seis missões Apollo, que foram executadas entre as décadas de 60 e 70. Tais missões proporcionaram enormes avanços científicos à humanidade, entre os mais diversos campos do conhecimento.
A busca do homem pela Lua acabou contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações, computação, propulsão de foguetes. Entretanto, ainda hoje há quem duvide da chegada do homem à Lua. É relativamente comum ouvir pessoas falando sobre teorias que tentam produzir evidências científicas baseadas em análises das mais de 15.000 fotos disponibilizadas para uso livre pela própria Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Neste artigo, falaremos sobre alguns fatos que reforçam a veracidade das viagens tripuladas à Lua.