No dia 24 de fevereiro de 1972, o edifício Andraus, um prédio residencial localizado no centro de São Paulo, pegou fogo, em consequência de sobrecarga no sistema elétrico, e deixou 16 pessoas mortas e mais de 300 feridas.
O incêndio foi causado por uma sobrecarga do sistema elétrico do edifício, inaugurado em 1962, dez anos antes. As chamas atingiram cinco prédios vizinhos. Atualmente, o prédio abriga parte da Secretaria Municipal de Finanças.
Inaugurado em 1962, o edifício Andraus fica localizado no centro de São Paulo, na República, na esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo. O incêndio começou por causa de uma sobrecarga no sistema elétrico do edifício, causando um curto-circuito. O incêndio do Andraus foi o primeiro a ser transmitido em uma grande cobertura da TV, deixando os espectadores estarrecidos com as cenas de pessoas se jogando de janelas para se salvar.
E quem viu pela primeira vez pela televisão um sinistro da proporção desse que aconteceu com o Andrada, pode presenciar, dois anos depois, em 1974, o incêndio do Joelma, outro prédio residencial, que superou em larga escala em matéria de terror e dramaticidade o Andraus, deixando 188 mortos.
Helicópteros auxiliaram no resgate de sobreviventes durante o incêndio no Andraus. A praça Princesa Isabel, também na região central de São Paulo, se tornou um heliporto e o palco de cenas dramáticas. Os helicópteros chegavam ao terraço do prédio em chamas, resgatavam os sobreviventes e pousavam na praça onde as ambulâncias aguardavam.