A história dos Estados Unidos da América, cuja declaração de independência ocorreu numa data igual a esta, em 04 de Julho de 1776, registra muitos fatos interessantes, muitos combates e milhares de mortes até sua consolidação como país, e reserva, igualmente, uma coincidência extraordinária: dois dos pais e principais fundadores da Nação, Thomas Jeferson e John Adams, morreram ironicamente no dia da celebração da independência, com uma diferença de poucas horas de uma morte para a outra.
Thomas Jefferson, o principal redator da Independência dos Estados Unidos, por sugestão de John Adams, morreu em 4 de julho de 1826, aos 83 anos de idade, em Monticello, na Virgínia, exatamente no dia em que se comemorava os 50 anos da Declaração.
Thomas Jeferson, que havia perdido a eleição para Presidente dos EUA em 1796, justamente para Jonh Adams, governaria a nação de 1801 a 1809, tornando-se o seu terceiro presidente. Era um homem culto, inspirado nos princípios da Revolução Francesa, de liberdade, igualdade, fraternidade, tendo sido embaixador dos Estados Unidos na França.
Por sua vez, Jonh Adams, que foi o segundo Presidente norte-americano, encontrava-se em sua fazenda naquele dia festivo do 50º aniversário da independência, quando pronunciou suas últimas palavras :” Thomas Jefferson sobrevive”.
Fechou os olhos para sempre, sem saber que Thomas Jefferson havia falecido poucas horas antes.