Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Laranja Mecânica marcou a carreira de Kubrick, morto há dez anos

Há 10 anos, em 07 de março de 2009, o mundo perdia um de seus cineastas mais brilhantes.

|

Há 10 anos, em 07 de março de 2009, o mundo perdia um de seus cineastas mais brilhantes, dotado de um fascínio e uma curiosidade iluminados. Estamos falando de Stanley Kubrick, o polêmico diretor de 2001 Uma Odisséia no Espaço e de outro grande filme, que o consagrou e marcou para sempre, Laranja Mecânica.

Poucos cineastas causaram tanto reboliço quanto Stanley Kubrick. Autor de grandes clássicos como Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado, Kubrick nasceu em Manhattan, Nova York, no dia 26 de julho de 1928. Morreu aos 70 anos na Inglaterra, para onde migrou na década de 1960, frustrado com a indústria de Hollywood e com um casamento que não deu certo. 

A partir daí, sua carreira decolou — em parte também graças aos incentivos fiscais que o país dava a produtores internacionais que empregassem ao menos 80% de trabalhadores britânicos na equipe do filme.

Kubrick sempre foi inquieto e desbravador. Ele abandonou os estudos aos 17 anos

Muito inteligente, mas facilmente entediado, Kubrick não era um estudante exemplar. Seu pai, um médico, tentou de tudo para fazê-lo se interessar pela escola, e chegou a enviá-lo à Califórnia para passar um tempo com um tio, na esperança de que a mudança de ares ajudasse. Como presente de aniversário de 13 anos, ganhou uma câmera fotográfica, que logo se transformou em um hobby. Aos 16, vendeu sua primeira foto para a revista Look e, aos 17, aceitou um emprego de aprendiz, abandonando de vez os estudos formais.

Fez seu primeiro documentário aos 22 anos com suas próprias economias

Trabalhando na Look, ele passou a frequentar o circuito de artistas e fotojornalistas, e se interessou especialmente pelos trabalhos de Orson Welles e Sergey Eisenstein. Resolveu experimentar e fazer seu próprio documentário, o Dia da Luta, sobre um dia na vida de um lutador de boxe. A partir daí, foi fisgado pelo cinema e saiu da revista para se tornar aluno ouvinte em aulas de filme na Universidade Columbia.

Lolita foi seu primeiro filme feito na Inglaterra

Depois de se divorciar de sua primeira esposa, com quem namorava desde os tempos de adolescente, e de se irritar com uma negociação que não deu certo para dirigir Marlon Brando em A Face Oculta, Kubrick se mudou para a Inglaterra permanentemente. Em 1962, lançou Lolita, que foi feito com extrema cautela para não ofender ninguém e correr o risco de estragar o sucesso comercial. Ele pediu para os cinemas britânicos pararem de exibir Laranja Mecânica

O filme de 1971 é uma adaptação de um livro de Anthony Burgess, e é extremamente violento. Quando crimes parecidos com os mostrados nas telonas começaram a pipocar na Inglaterra após o lançamento, Kubrick pediu para que fosse retirado dos cinemas britânicos, algo que foi cumprido até sua morte em 1999. 

Ele era extremamente meticuloso e perfeccionista

Para filmar Barry Lyndon, um filme de 1975 sobre um pedante irlandês capturado pelo exército da Prússia após desertar o exército britânico, Kubrick não mediu esforços para alcançar exatamente o que queria. Ele chegou a conseguir lentes especiais que foram desenvolvidas para a NASA para conseguir filmar quartos iluminados somente por velas.

Ele também ficou famoso por fazer atores repetir cenas centenas (isso mesmo) de vezes. E, até hoje, ninguém sabe o quanto ele teria continuado editando seu último filme, De Olhos Bem Fechados, pois ele morreu uma semana depois de mostrar o que pode ou não ter sido a última versão da edição. Nicole Kidman, protagonista do longa, disse à Entertainment Weekly na época: “Acho que Stanley teria ficado editando pelos próximos 20 anos. Ele ainda consertava filmes que fez décadas atrás. Ele nunca terminava, nunca estava perfeito o suficiente”.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES