Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

“Lobo solitário” atira contra multidão em Las Vegas e mata 59 pessoas

Um único homem foi o autor dos disparos. O atirador, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, teria jurado lealdade ao grupo Estado Islâmico

Uma incrível sucessão de tiros, disparados do alto do 32º andar do resort Mandalay Bay, em Las Vegas, EUA, contra uma multidão que participava de um festival de música country, deixou o espantoso saldo de 59 pessoas mortas e mais 500 feridas, muitas delas com gravidade. O ataque aconteceu na noite do domingo 12 de outubro de 2017 e foi reivindicado pelo Estado Islâmico, um sistema que tem espalhado pânico mundo afora. A ação é considerada até hoje como o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos.

Um único homem foi o autor dos disparos. O atirador, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, teria jurado lealdade ao grupo Estado Islâmico há alguns meses, segundo a imprensa, citando a agência Amaq, ligada aos extremistas.

 A ação é considerada até hoje como o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos - Foto: Chose Stevens/AP

O FBI, contudo, colocou dúvidas. A polícia federal americana afirma que não foi encontrada nenhuma evidência de conexão de Paddock com grupos terroristas internacionais. O xerife da polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse acreditar que não se trata de um atentado terrorista e afirmou que o atirador era um morador local, um "lobo solitário".

A primeira informação oficial era de que o suspeito havia sido morto por policiais. Mais tarde, no entanto, Lombardo afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Ligadas a ele, foram encontradas 42 armas - 23 armas na casa dele, em Mesquite, e 19 no hotel.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES