Há 24 anos, no dia 18 de Janeiro de 1995, o pop-star Madonna, chegava a Buenos Ayres, capital da Argentina, para inciar a gravação do filme Evita, o conhecido musical dirigido por Alan Parker, no qual a diva do rock interpreta Eva Perón, a “protetora dos humildes”, tida até hoje como verdadeiro mito.
A recepção a Madonna foi bastante tumultuada, com forte esquema de segurança. Isso se justifica pelo fato de que Eva Perón, a inspiradora de seu personagem no Musical, a “abanderada de los humildes”, como é conhecida em território argentino, é adorada por muitos,mas igualmente odiada por tantos. Difícil mesmo é haver um só argentino indiferente a essa histórica figura que foi casada com Juan Domingues Perón, presidente da Argentina em três mandatos diferentes, dois dos quais não chegou a terminar.
O carisma de Eva Perón se deve muito à atuação que teve junto aos mais necessitados, trabalho que desenvolveu principalmente à frente da Fundación Eva Perón, onde despachava diariamente e recebia pessoalmente os populares que iam pedir ajuda.
Com seu trabalho, foi responsável pela construção de diversos hospitais, asilos para idosos, para mães solteiras e para estudantes.
A atuação de Eva Perón não se restringiu ao trabalho na Fundação. Ela tomou para si a luta pelo voto feminino, sancionado em 1947, pela igualdade jurídica entre cônjuges, a guarda compartilhada entre os progenitores, entre outras conquistas. Foi ela também que fundou o Partido Peronista Feminino, em 1969, que presidiu até sua morte. Evita foi uma mulher avançada no tempo e com um profundo sentimento social.
Eva Perón, com a morte do pai, ficou desprotegida junto com a família, pois sua mãe era esposa ilegítima. Aos 15 anos muda-se do interior para Buenos Ayres e alimenta o sonho de ser atriz. Não se dedicou totalmente a isso, mas chegou a estabelecer uma carreira e ser razoavelmente reconhecida como atriz de teatro, rádio e cinema.
O filme Evita, que teve Alan Parker como diretor, contou com o desempenho elogiado de Madonna como principal personagem, e atuação de Antonio Banderas e Jonathan Pryce, entre outros.