Esta data de 13 de abril tem duas celebrações importantes: Hoje é o dia da Juventude, e é, também o Dia do Beijo. Uma tem muito a ver com a outra, porque ninguém gosta mais de Beijo dos que os jovens, embora o Beijo seja uma manifestação que envolve o ser humano independente de idade e que também se manifesta de maneiras as mais variadas, não apenas significando atração entre garotos e garotas.
O Dia Internacional do Beijo ou Dia do Beijo ,comemorado em 13 de abril, homenageia um dos gestos de carinho mais intenso, profundos e plurais, universais, entre os seres humanos, homens e mulheres, mulheres e mulheres, homens e homens, pais e filhos.
Seja entre amigos, familiares ou namorados, o beijo está sempre presente e é uma importante demonstração humana, principalmente nas sociedades ocidentais, de afeto e carinho.
Normalmente, o Dia do Beijo é comemorado entre os casais com muitos beijos. Já os solteiros, costumam celebrar a data beijando seus amigos ou mesmo desconhecidos.
Mas, em tempos de pandemia, em que devemos manter o distanciamento, não podemos abrir mão das orientações das autoridades de saúde. Portanto, nada de beijos!
Curiosamente, o beijo foi proibido na Inglaterra em 1439 pelo rei Henrique VI para evitar a proliferação de bactérias
A data é também conhecida como Dia dos Jovens, celebrando uma das fases da vida humana de maiores descobertas, experiências e aventuras, prazer e sonhos: a juventude.
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os indivíduos entre os 15 e 24 anos são considerados jovens.
Durante a juventude tudo é possível! As pessoas ainda têm a possibilidade de escolher o rumo que quiserem para as suas vidas. Este é o momento-chave para começar a construir o futuro que o jovem terá quando for adulto.
Segundo a ONU, existem no mundo mais de um bilhão de jovens. Infelizmente, nem todos têm as mesmas oportunidades na vida.
A Constituição Brasileira confere a todos os jovens o direito de receber do Estado Brasileiro: educação, saúde, moradia e oportunidades de trabalho, mas nem sempre isso acontece como era suposto.
Os brasileiros ainda celebram o Dia da Juventude do Brasil (22 de setembro), uma data que lembra da importância do papel dos jovens em alguns dos momentos mais significantes da história do país.