Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Mundo celebra os 75 anos do fim da segunda guerra mundial

Mundo celebra os 75 anos do fim da segunda guerra mundial

 Foi em 08 de Maio de 1945, há 75 anos, portanto, que a União Soviética impôs grande vitória sobre o exército nazista de Adolf Hitler, pondo fim à Segunda Guerra Mundial, o mais sangrento episódio da nossa história. Este dia, desde então, é celebrado como Dia da Vitória.

A rendição incondicional da Alemanha nazista havia sido assinada pelo General Alfred Jodi na madrugada de 07 de Maio. O general alemão seria condenado à morte tempos depois, levado ao Tribunal de Nuremberg, acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Pelo lado vencedor, a ata de capitulação foi assinada pelo general Walter Bedell-Smith, pelo chefe do Estado Maior do  dos Estados Unidos,Eisenhower, e pelo general soviético Ivan Suslaparov. François Sevez, adjunto do general francês Alphonse Pierre Juin, também assinou o documento na condição de testemunha. 

Reprodução/ Internet

O fim da guerra ocorreu após a Batalha de Berlim, último capítulo da ofensiva soviética contra as forças alemãs. A batalha teve início em abril, com a arremetida aos países ocupados pelos nazistas, e depois se deslocou até a capital alemã. 

Em 30 de abril, na reta final do confronto, o líder nazista Adolf Hitler se suicidou. Pouco depois, Berlim se entregava, encaminhando a rendição que aconteceria no dia 7.

O fim da guerra já era esperado desde fevereiro de 1943, quando o Exército Vermelho venceu o Wehrmacht (Exército alemão) em um dos maiores confrontos militares da história, conhecido como Batalha de Stalingrado.

Mais tarde, em 6 de junho de 1944, os Aliados desembarcaram na Normandia, data conhecida como "Dia D". A operação é considerada a maior invasão por mar da história e deu início à libertação dos territórios ocupados pelos alemães no noroeste da Europa.

Reprodução/ Internet

Embora o fim da guerra tenha sido confirmado em sete de maio, os aliados haviam concordado que a comemoração deveria acontecer somente no dia 9. Jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição mais cedo que o acordado, precipitando as comemorações. Já a URSS manteve a celebração na data combinada.

A segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, deixou o saldo brutal de 85 milhões de pessoas mortas, das quais 50 milhões de civis.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES