Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

O dia em que Van Gogh corta a orelha e a entrega a uma prostituta

Apesar de hoje ter seus quadros entre os mais caros do mundo, a história de Van Gogh pode ser contada por meio de seus fracassos

Foi no dia dia 23 de dezembro de 1888, que o pintor holandês Vincent Van Gogh, um dos mais notáveis artistas da humanidade,  mergulhou em um ataque de fúria e depressão profunda, daí resultado numa atitude inimaginável: cortou parte de uma de suas orelhas e a entregou a uma prostituta. 

O dia em que Van Gogh corta a orelha e a entrega a uma prostituta 

Apesar de hoje ter seus quadros entre os mais caros do mundo, a história de Van Gogh pode ser contada por meio de seus fracassos. 

Nascido em março de 1853, ele começou a pintar aos 17 anos, seguindo a sugestão do irmão mais novo, Theodorus. Morou em Paris, onde conheceu muitos artistas, como Toulouse-Lautrec, mas Van Gogh era considerado um pintor menor. Em vida, vendeu apenas um quadro. 

Na vida amorosa, colecionou fracassos: o primeiro foi com uma prima. Mais tarde, se envolve com uma prostituta, mas seu pai proibia o relacionamento. Anos depois, se apaixonou por uma vizinha, mas as famílias não aceitam o romance, o que fez com que a jovem tentasse o suicídio. 

Em fevereiro de 1888, chegou a Arles, no sul da França, onde esperava a fundar uma colônia de artistas. E para decorar a casa onde morava, pintou uma série de quadros com girassóis - entre eles, aqueles que se tornariam uma de suas obras mais conhecidas: Quatro girassóis. 

Dos artistas que conheceu em Paris, apenas Paul Gauguin topou participar da colônia de artistas. Gauguin e Van Gogh se admiravam, mas tinham uma relação conturbada, marcada por discussões frequentes. 

No dia 23 de dezembro de 1888, após uma discussão, Van Gogh segue Gauguin e o surpreende com a navalha - mas não o machuca. Transtornado, Van Gogh corta um pedaço de sua própria orelha direita, a embrulha em um lenço e entrega a uma prostituta. Em seguida, retorna à sua casa e vai dormir, como se nada tivesse acontecido. O artista é internado por 14 dias. Quando tem alta, pinta o Autorretrato com a orelha cortada. 

Em 1889, aos 36 anos, é internado em outro hospital, em Provença, uma região com muitas plantações de trigo e vinhas, que se transformavam na principal fonte de inspiração e que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas. 

Um pouco melhor de saúde, foi morar numa pequena cidade francesa, onde produziu em pouco tempo cerca de 80 quadros. No entanto, a depressão volta a se agravar, e no dia 27 de julho de 1890, Van Gogh se mata com tiro no abdômen.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES