Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Performance de Lennon e Yoko dentro de saco inicia campanha pacifista

A teoria é de certa maneira uma versão primitiva do nossos chatrooms atuais.

Em 18 de Dezembro 1968, John Lennon e Yoko Ono se apresentam num durante evento chamado "An Alchemical Wedding", realizado no Underground Club em Londres, fazendo um performance dentro de um saco branco durante toda a apresentação.

A performance, batizada por Yoko de "Bagism", que apresentava o casal dentro de um saco branco, tinha como idéia central da peça girar em torno do conceito de se comunicar sem ser visto, assim evitando o preconceito que a visão muitas vezes nos traz. A teoria é de certa maneira uma versão primitiva do nossos chatrooms atuais, onde todos estão em uma mesma sala, porém sem poder se ver, não sentindo receio de nos expressar livremente.

Essa ideia seria o ponto de partida para, no ano seguinte, Lennon e Yoko lançarem as suas campanhas pacifistas que ganharam notoriedade no mundo todo e que chamaram a atenção de governantes e dirigentes para o processo necessário de paz no planeta.

Notável cantor e guitarrista dos Beatles, junto com Paul McCartney formou uma das maiores bandas do século XX. Porém John Lennon, não teve apenas grande participação em sua carreira musical, ele por intermédio do seu meio artístico, lutava pela paz mundial e pelos direitos humanos, numa época em que o povo americano, e o mundo, sofriam com a Guerra do Vietnã. Sua ação contra essa guerra sem qualquer sentido lógico, culminou, em 1972, quando a administração do presidente norte-americano Richard Nixon tentou deportá-lo dos Estados Unidos. Após o casamento com Yoko Ono, John acabou participando de várias campanhas pacifistas. Ele lutou pela paz mundial até o dia de seu assassinato ocorrido ocorreu no dia 08 de Dezembro de 1980.

Em 24 de março de 1969, os recém-casados John Lennon e Yoko Ono receberam a imprensa no quarto de seu hotel em Amsterdã. Era uma lua de mel pública, pela paz no mundo.

Durante sete dias, os recém-casados Yoko Ono e John Lennon passaram a lua de mel na cama da suíte presidencial do Hotel Hilton em Amsterdã, na Holanda. O peculiar foi que, todos os dias, recebiam jornalistas e fotógrafos do mundo inteiro para divulgarem seu bed-in for peace, uma campanha pela paz, contra a Guerra do Vietnã.

A forma de protesto contra a violência chegou a ser repetida em outras cidades. Esse foi mais um passo de Lennon em busca de independência em relação aos Beatles, banda da qual fizera parte. O processo de dissolução do grupo havia começado em 1966, quando cada um dos músicos começou a desenvolver projetos individuais e Lennon conheceu a vanguardista japonesa Yoko Ono em Londres.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES