Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíada foi obtida há 101 anos

A histórica medalha foi conquistado por Guilherme Paraense, na prova de Pistola Rápida de 30 metros.

A primeira medalha de ouro que o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos está fazendo 101, e foi obtida durante os Jogos Olímpicos da Antuérpia, realizados em Agosto de 1920. A histórica medalha foi conquistado por Guilherme Paraense, na prova de Pistola Rápida de 30 metros. Foi assim, à bala, que nosso país abriu caminho para outras conquistas nessa que é a competição esportiva mais prestigiada do universo. Guilherme nasceu em Belém, no dia 25 de junho de 1884 e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1968, aos 8s anos de idade.

O triunfo de Paraense não foi o único momento de destaque do Brasil na Antuérpia. Antes de ele brilhar, o país já havia conquistado duas medalhas no tiro esportivo. Uma de prata, com Afrânio da Costa, na prova dos 50m de pistola livre; e um bronze, na prova de pistola 50m por equipes, com um time formado por Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Guilherme Paraense e Fernando Soledade. Ainda hoje, 100 anos depois, o ouro de Guilherme Paraense e as outras medalhas de prata e bronze permanecem como as únicas do país na modalidade em Jogos Olímpicos.

Foi assim, à bala, que o nosso país abriu caminhos para novas conquistas - Foto: Reprodução

Essa foi a primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos, e foi marcada por diversas aventuras que facilmente renderiam roteiro para filme. Cinco edições olímpicas já haviam sido disputadas quando o país enviou uma delegação de 21 atletas para competir na Antuérpia nas provas de natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo.

Naquela época, cruzar o Atlântico e chegar a um país no Velho Continente era um desafio para poucos. E as condições, como viriam a descobrir Guilherme Paraense e seus colegas atletas, não eram nada fáceis.

Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil - Foto: Reprodução

A epopeia vivida pela delegação desde a saída do Brasil até a chegada à Antuérpia é retratada em detalhes pelo coronel da reserva Eduardo Ferreira. Nascido no Rio de Janeiro e atualmente vivendo em Fortaleza, Eduardo, 75 anos, é formado em educação física e por muitos anos foi atirador do Fluminense na prova de carabina. Ele é autor do livro “A história do Tiro Esportivo Brasileiro”, que deverá ser lançado antes dos Jogos Olímpicos do Rio, que começam no dia 5 de agosto.

Guilherme Paraense foi homenageado pelo centenário da conquista do primeiro ouro - Foto: Ministério da Defesa

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES