Muita gente não sabe, mas o Príncipe Philip, que faleceu hoje aos 99 anos de idade ( completaria 100 anos no dia de Junho), não era um britânico como a maioria das pessoas deve imaginar. Na verdade, o consorte da Rainha Elisabeth II, da Inglaterra, era grego, filho do Príncipe Andrew e da princesa Alice de Battenberg, da Grécia,nascido em 09 de Abril de 1921 na cidade de Corfu.
Por essa condição de origem, Phillip ganhou o título de “Phillip da Grécia e da Dinamarca, mas o que realmente o deixou famoso foi o fato de ter-se casado, em 1947, com a princesa Elisabeth, da Inglaterra, tornando-se, assim, o Duque de Edimburgo, título pelo qual foi tratado dentro da realeza britânica.
Ele chegou ao Reino Unido com apenas 18 meses de vida, quando sua família foi buscada pelo rei George V do Reino Unido, seu tio, em função de um complicado momento vivido pela Grécia.
Em 1939, ingressou na Marinha britânica, servindo até 1952, quando deixou seu posto em função da morte do seu sogro e ascensão de sua esposa ao trono.
Quando completou 96 anos, anunciou seu afastamento das atividades públicas oficiais, acumulando 22.219 compromissos solo, 637 viagens para outros países e mais de 780 organizações apoiadas.
Sobre a vida do príncipe Phillip foram escritos vários livros e contadas muitas e boas histórias. Um desses livros é “Young Prince Philip: His Turbulent Early Life”, (O jovem Príncipe Phillp , Sua Infância Turbulenta”, escrito por Philip Eade, foca na infância do duque de Edimburgo, especialmente na sua conturbada ida da Grécia para o Reino Unido, suas relações familiares e como viveu seus primeiros anos de vida.
Outo livro interessante é Prince Philip Revealed: A Man of his Century ( Príncipe Phillip Revelado: Um Homem de seu Século”, cuja autora, Ingrid Swward se dedicou a uma visão abrangente da vida do príncipe Philip, revelando seu senso de dever, seu apoio à rainha e toda a complexidade do homem que recebeu a missão de ser o consorte mais famoso do mundo.
Outro livro também interessante é The Duke: 100 Chapters in the Life of Prince Philip, cuja tradução é “ O Duque: 100 Capítulos na Vida do Príncipe Phillip”, escrito por Ian Lloyd, exatamente para festejar os 100 anos do notável marido da rainha Elisabeth, que seriam festejados daqui a dois meses. O livro traz capítulos curtos, alguns mais longos e citações do nobre, mostrando um pouco da personalidade e de suas relações construídas ao longo de suas dez décadas de vida.
Este livro marca os 100 anos do príncipe Philip, que serão completados no dia 10 de junho de 2021. Escrito por Ian Lloyd, ele traz capítulos curtos, longos e citações do nobre, mostrando um pouco de sua personalidade e relações construídas ao longo de suas dez décadas de vida.
Finalmente, temos “Philip and Elizabeth: A Portrait of a Marriage”, cuja tradução é “ Phillip e Elisabeth: Um Retrato de um Casamento”, escrito por Gyles Brandreth, dedicado não apenas ao príncipe mas a sua esposa, em que fala de suas infâncias, a vida romântica juntos, contendo revelações privilegiadas sobre o mais famoso casal da história real.