A queda de um helicóptero em Camarate, em Portugal, pouco tempo depois de haver decolado de Lisboa, matou o ex-primeiro ministro português Mário de Sá Carneiro e mais seis pessoas. O acidente trágico aconteceu em 04 de Dezembro de 1980, hoje decorridos 40 anos.
Mário de Sá Carneiro, que teve grande liderança em Portugal, foi o Fundador e líder histórico do PSD. As causas do acidente nunca foram esclarecidas, sempre pairando dúvida de que houve ação criminosa no acidente. As circunstâncias que envolveram a sua morte, aos 46 anos, nunca foram esclarecidas e actualmente ainda se especula sobre as verdadeiras razões do fatídico acidente.

Na noite de 4 de dezembro de 1980, Sá Carneiro planejava viajar para o Porto de avião para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o general António Soares Carneiro, mas nunca chegou ao destino. A aeronave caiu em Camarate, pouco depois de descolar do aeroporto de Lisboa.
Com Sá Carneiro morreram também o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, a sua mulher, Maria Manuel Pires, a companheira do então primeiro-ministro Snu Abecassis, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Patrício Gouveia, o piloto e co-piloto do avião. As causas do acidente permanecem desconhecidas, 40 anos depois. Muitos defendem a hipótese de assassinato.