Festeja-se nesta data de 13 de Julho o Dia Mundial do Rock, esse dominante estilo musical que revolucionou o comportamento social e as atitudes da juventude a partir da segunda metade do século XX. Foi aí que se formaram os grupos de Rock, geralmente constituídos por um cantor, um baixista, dois guitarristas e um baterista. O rock firmou-se no meio da juventude como um meio de expressão da liberdade, numa época de grandes contestações e inquietudes.
No Brasil, essa data de 13 de Julho passou a ser celebrada como Dia do Rock graças a uma campanha promovida em 1990 por duas grandes rádios de São Paulo, que realizaram grandes eventos, contando com a presença de grandes ídolos da música mundial.
No mundo já havia movimentos no sentido de estabelecer um marco global sobre o Rock. Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Esse grande evento contou com aforça e o carisma de grupos como o Queen, U2, David Bowie. The Who, Elton John, Paul McCarney, Mick Jagger, Madonna, Led Zepplin e Bob Dylan, Phil Collins. E os The Beatles foram, seguramente, o maior esplendor musical dessa época.
Mesmo a data no Brasil só ter sido incorporada em 1990, hoje, ainda, desde 1985, roqueiros melancólicos do mundo inteiro celebram o rock como se os Beatles permanecessem vivos e atuantes.