Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Sismos e tornados castigam Itália e EUA e causam mortes e destruição

Sismos e tornados castigam Itália e EUA e causam mortes e destruição

|

No dia 20 de maio de 2012, dois sismos  de expressiva magnitude ocorreram no norte da Itália, causando 24 mortes e  incalculáveis danos generalizados, sobretudo afetando de modo crucial na produção de queijos Grana Padano e Parmesão, que são uma especialidade da região. Além disso, causou o desabamento e comprometimento de vários edifícios residenciais e comerciais.  Calcula-se que mais de 300 prédios foram afetados.

Na mesma data, 20 de Maio, só que um ano depois, em 2013, o tornado de Moore, classificado como E5 ( Grau 5), sacudiu a localidade de Moore, em Oklahoma, nos Estados Unidos, matando 24 pessoas, deixando 242 pessoas feridas e um rastro enorme de destruição em casas, prédios e instalações públicas.

O tornado se alastrou por uma extensão de cerca de 32 quilômetros e 3 quilômetros de largura,  levando na sua fúria o que encontrasse pela frente. O tornado veio em série.

Reprodução

No episódio da Itália,  primeiro sismo, de magnitude 6,1, atingiu a região da Emília-Romanha, cerca de 36 km ao norte da cidade de Bolonha,  às 4h03min, hora local (02:03 UTC). O epicentro foi entre Finale Emilia e San Felice sul Panaro. Dois novos tremores de magnitude 5,2 ocorreram, um cerca de uma hora após o evento principal e outro de aproximadamente 11 horas após o evento principal. Aqui, sete pessoas morreram.

 Um sismo de magnitude 5,8 atingiu a mesma área nove dias depois, em 29 de maio, causando 17 mortes e danos generalizados, especialmente para edifícios já enfraquecidos pelo terremoto 20 de maio. O epicentro foi em Medolla a uma profundidade de cerca de 10 km.

Reprodução

Em consequência dos sismos que atingiram a localidade de Moore, em Oklhoma, nos Estados Unidos, bairros inteiros foram destruídos e casas totalmente arrasadas numa larga extensão por toda a região.  Várias escolas foram destruídas ou danificadas. Centenas de pessoas ficaram feridas. Inicialmente apontava-se para um  para 91 o número de mortos, mas isso finalmente foi reduzido para 24 vítimas mortais e mais de 242 feridos A discrepância deveu-se à inclusão de várias vítimas em listas com dupla contagem.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES