Diversas homenagens serão prestadas hoje em vários pontos do país, especialmente em Chapecó, Santa Catarina, em tributo às 71 pessoas que morreram no gravíssimo acidente aéreo que matou quase o time inteiro da Chapecoense, equipe de futebol que estava no auge da sua história e que, por ocasião da tragédia, viajava para a Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana de Futebol. A tragédia se deu em 29 de novembro de 2016.
Dos 77 ocupantes da aeronave, apenas 6 escaparam com vida. Na Arena Condó, em Chapecó, o dia de hoje, como tem sido desde o acidente, será de muitas preces e abundantes prantos, com a população revelando saudade e também revolta em face das negligências de que o voo foi cercado.
O time da chapecoense, que agora, neste Brasileirão de 2021, já se encontra rebaixado para a série B, nunca mais conseguiu ser nem parecido com a equipe valorosa que foi quase toda morta no acidente.
Em 2017, um após a tragédia, foi inaugurado um Espaço dedicado a contar a história do luto da cidade pelos mortos no voo. Ele fica ao lado do estádio Arena Condá. Próximo ao Mural “O Gol Eterno” foi depositada a chamada Cápsula do Tempo. Nela, foram colocadas cartas do mundo inteiro com as mais diversas mensagens de apoio ao clube e à cidade. A Cápsula do Tempo, depositada no Átrio, será aberta daqui a 43 anos.