Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Tornado atinge Oklahoma City, nos EUA, faz devastação e deixa 91 mortos

Um tornado EF5 (que foi a sua categoria detectada pelas autoridades) teve ventos superiores a 320 km/h e causou danos devastadores

O tornado que atingiu na segunda-feira a cidade de Moore, no subúrbio de Oklahoma City, no dia 20 de maio de 2013, foi uma rara tempestade de escala EF5, a mais alta usada pelo Serviço Meteorológico dos Estados Unidos para classificar esses fenômenos As autoridades médicas de Oklahoma City confirmaram, na manhã desta terça-feira (21), que 24 corpos foram recuperados após a passagem de um devastador tornado na região. Inicialmente, as autoridades falaram em 51 e depois chegou-se ao número final de 91 mortos.

Um tornado EF5 (que foi a sua categoria detectada pelas autoridades) teve ventos superiores a 320 km/h e causou danos devastadores, informou o serviço de meteorologia. Na medição da intensidade dos tornados, meteorologistas e outros estudiosos avaliam os estragos causados no solo, bem como a velocidade dos ventos e outros dados para retear o fenômeno entre EF0 (mais fraco) e EF5 (mais intenso). Tornados da classe EF5 são raros nos Estados Unidos.

Tornado atinge Oklahoma City, nos EUA, faz devastação e deixa 91 mortos - Imagem: Reprodução/Internet

Equipes que avaliam os danos deixados pelo tornado também determinaram que a tempestade passou por uma área de 27 km com uma largura de 2 Km.

A tempestade anterior a essa, quase na mesma data, em Joplin, no Missouri, em 22 de maio de 2011, teve efeito mortal mais intenso, pois matou 161 pessoas, embora tivesse a mesma classificação EF5.

Os meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente contra uma gigantesca tempestade que ameaça até dez Estados na parte central dos Estados Unidos.

Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP) 

Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas.

"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.

Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES