Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Tragédia em estádio deixou 96 mortos em semi da Copa da Inglaterra

A tragédia de Hillsborough completa 30 anos nesta segunda-feira

Getty Images |

Em 15 de Abril de 1989, 96 pessoas morreram, quase a totalidade esmagadas e pisoteadas, no estádio britânico de Sheffield, após a invasão violenta de 2 mil torcedores aos 6 minutos da partida Liverpool x Nottingham, pela semifinal da Copa da Inglaterra. A tragédia de Hillsborough completa 30 anos nesta segunda-feira. Técnicos, dirigentes e torcedores dos dois times prestam hoje homenagens às vítimas, num esforço comum para que fatos dessa gravidade jamais se repitam.

Aliás, depois dessa inesquecível tragédia, as leis britânicas sobre tumultos em eventos públicos, especialmente em estádios de futebol, endureceram drasticamente, garantindo mais segurança nos acontecimentos esportivos. 

Getty Images 

Em 1989, o Hillsborough era um dos poucos estádios na Inglaterra considerados aptos a receber jogos de grande porte, como era aquela semifinal de Copa da Inglaterra. Não só pela capacidade (mais de 50 mil pessoas à época), mas justamente por ter alambrado separando torcedores do gramado.

No fim dos anos 80, a Inglaterra vivia o auge do hooliganismo. Os clubes do país estavam banidos das competições europeias exatamente pelo mau comportamento dos fãs do Liverpool. A punição se deu após a final da Copa dos Campeões da Europa de 1985, no estádio de Heysel, na Bélgica, contra o Juventus. Na ocasião, 39 torcedores, a grande maioria do Juventus, morreram imprensados contra um muro após tumulto iniciado pelos fãs dos Reds.

Getty Images 

A polícia inglesa perdera totalmente o controle da situação e demorou a entender que o desespero das pessoas que forçavam as grades da beira do campo se dava porque elas tentavam salvar suas vidas. Ainda assim, dezenas de policiais, em vez de ajudar as vítimas, formaram um cordão de isolamento no meio do campo, temendo que os "invasores" partissem em direção à torcida do Nottingham Forest para brigar.

As investigações comprovaram que a tragédia aconteceu porque os torcedores do Liverpool, com ingresso comprado, não conseguiam entrar no estádio. Como foi dado o apito inicial, houve empurra-empurra do lado de fora e um dos portões foi aberto. A multidão se dirigiu diretamente à ala central, onde não havia mais lugares (deveria ter sido conduzida às alas laterais, que tinham lugares). Os torcedores que estavam junto ao alambrado foram esmagados. No total, 96 morreram e centenas saíram feridos.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES