Fundada em 28 de outubro de 1836, a Universidade de Harvard, a mais antiga e prestigiada dos Estados Unidos, está fazendo hoje 185 anos de atividades, destacando-se por sua elevada qualidade, atraindo a atenção de estudantes, pesquisadores e cientistas em todo o mundo. Instalada na cidade de Cambridge, foi inicialmente chamada New College, conquistando seu icônico nome atual três anos depois a sua fundação, numa homenagem a John Harvard, que foi um dos seus primeiros benfeitores.
A instituição está localizada em uma área de forte presença universitária nos arredores de Boston, onde também ficam o MIT, a Tufts University e a Boston University. Com tantas universidades, a região conta com muitos estudantes estrangeiros vindos de todo o mundo e uma vida social agitada. Afinal, só em Harvard são mais de 23 mil alunos (cerca de 6,9 mil na graduação e 16,1 mil na pós).Com foco na promoção do ensino universal, Harvard é uma das criadoras da plataforma de ensino online edX, junto ao MIT. Atualmente, a iniciativa conta com aulas e cursos gratuitos de mais de 71 áreas do conhecimento.
Os números de agraciados com prêmios como Nobel, Pulitzer e Turing dão uma pista sobre os motivos por trás da boa fama da universidade. Já passaram por Harvard mais de 150 laureados com o Nobel, número maior do que em qualquer outra instituição do mundo. Assim, como se observa, Harvard é uma verdadeira fábrica de Prêmios Nobel. Até agora, há também 48 contemplados pelo Pulitzer (para Jornalismo e Literatura), 14 pelo Turing (conhecido como “Nobel da Computação”) e 18 vencedores da Medalha Fields, premiação de maior destaque em Matemática.
O ex-presidente americano Barack Obama e sua filha Malia em Harvard.
Ao todo, a instituição americana soma mais de 371 mil alunos diplomados. E, entre eles, oito presidentes dos Estados Unidos — como John Kennedy, George W. Bush e Barack Obama. Além disso, importantes intelectuais, cientistas, líderes políticos e celebridades formaram-se por lá.
Do total de estudantes já formados em Harvard, cerca de 59 mil são estrangeiros, vindos de mais de 200 países. Atualmente, a universidade reporta ter cerca de 5 mil alunos internacionais, de 142 países. e cerca de 1,2 mil deles está na graduação. Ou seja, cerca de 22% dos estudantes de Harvard vieram de outro país.