A erupção do vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, foi apontado apontado como a provável causa do tsunami que matou pelo menos 431 pessoas e deixou mais de mil feridos, muitos em estado grave, provocando também gigantescos danos materiais, destrui9ndo residências, pontes e danificando estradas. Esse tsunami ocorreu em 22 de Dezembro de 2018. Os corpos das pessoas eram encontrados em meio aos destroços de suas casas
Acredita-se que a erupção tenha causado um deslizamento de terra submarino que, por sua vez, deu origem às ondas gigantes que atingiram especialmente as ilhas de Java e de Sumatra.
De acordo com a vulcanóloga americana Jess Phoenix, o Anak Krakatau estrou na categoria eruptiva mais letal que um vulcão pode atingir.
O vulcão que deu origem ao nome Anak Krakatau, o Krakatau - também conhecido como Krakatoa tem uma longa história de destruição. Antes da catastrófica de agora, outra erupção, em 1883, matou mais de 30 mil pessoas em Java e Sumatra.
Mais recentemente, em 2020, 16 meses após essa catastrófica do Anak Krakatoa, o vulcão voltou a entrar em erupção.
Dessa última vez não houve vítimas fatais, apenas danos materiais mas foi instaurado um alerta de nível dois, o segundo mais alto em uma escala de quatro.
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia mostrou erupções de lava na sexta à noite.
A erupção de 2018 causou uma tsunami ao longo da costa de Sumatra e Java, matando 430 pessoas.
Cientistas disseram que a explosão foi tão violenta que o vulcão tinha agora apenas um quarto do tamanho anterior, o que significa que qualquer futura tsunami seria muito menos grave.