A velocidade na entrega é um dos principais desafios enfrentados pelos e-commerces. Em um país como o Brasil, onde as distâncias são grandes, o transporte aéreo é a melhor opção para reduzir os prazos de entrega. Pensando nisso, o Mercado Livre construiu sua própria companhia aérea, que conta com 9 aviões, alguns deles operados em parceria com a GOL Linhas Aéreas.
Com capacidade para transportar até 11 mil pacotes, essa estratégia reduziu em até 80% o tempo de entrega em algumas regiões. Essa é uma estratégia que já se mostrou eficiente e comprovada, sendo adotada também pela Amazon, que opera uma frota própria de 80 aeronaves.
O Mercado Livre, que é avaliado em US$ 64,7 bilhões, é a maior empresa da América Latina e tem como maior mercado o Brasil. No entanto, a maior taxa de crescimento atualmente vem do México, onde a empresa está investindo muito.
Com a crescente concorrência no setor de e-commerce, é fundamental identificar um diferencial competitivo. O Mercado Livre identificou que a velocidade na entrega era uma prioridade para seus clientes e encontrou uma solução inovadora para atender a essa demanda.
É importante que as empresas analisem seus dados para encontrar oportunidades de inovação que garantam uma boa experiência para os clientes e, assim, garantam sua permanência no mercado.