HISTÓRICO! Balança comercial brasileira alcança U$100 bilhões em 12 meses

O Brasil é um forte exportador de produtos agrícolas e de petróleo, o que contribui para o superávit da balança comercial.

A balança comercial brasileira registrou, em março de 2024, um superávit de sete bilhões e meio de dólares, um pouco abaixo do que em fevereiro. Ao longo de doze meses, o superávit acumulado atingiu a marca de cem bilhões de dólares, atingindo um recorde histórico. Somente em 2023, a balança encerrou com noventa e dois bilhões de dólares.

AUMENTO SIGNIFICATIVO: O petróleo atingiu noventa dólares, além das máximas nos preços do café, cacau e outros alimentos, devido a questões climáticas. O Brasil é um forte exportador de produtos agrícolas e de petróleo, o que contribui para o superávit da balança comercial. No entanto, esse cenário também traz preocupações com a inflação. Com a pressão nos preços do petróleo e dos alimentos, sugere o aumento na inflação. 

O Brasil, segundo o Blog Paulo Gala, está vivenciando o quarto pico histórico de preços das commodities que estão no mesmo nível durante a pandemia e nas crises de 2008 e em 2013. “Isso traz uma prosperidade para o setor externo brasileiro, mas também representa uma ameaça em termos de inflação, devido aos preços mais altos em dólar no resto do mundo”, diz o blog. 

Comparado há vinte anos, o Brasil aumentou significativamente sua produção agrícola, triplicando-a, e também aumentou sua produção de petróleo e minério de ferro. Essa produção gigantesca de commodities coloca o Brasil em uma posição vantajosa.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES